AGENDA

Conferência “O Testemunho Linguístico das Atas de Vereações Medievais de Loulé” por Maria Alice Fernandes no Arquivo Municipal | 21 de fevereiro

Integrada na Exposição “Loulé, 630 Anos de poder local”, vai ter lugar no próximo dia 21 de fevereiro, sábado, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, a Conferência “O Testemunho Linguístico das Atas de Vereações Medievais de Loulé”, proferida por Maria Alice Fernandes.

Arquivo Municipal de Loulé

Arquivo Municipal de Loulé

As atas mais antigas das vereações de Loulé são um precioso contributo para o estudo da história da língua portuguesa. A época que abarcam, de finais do século XIV a finais do XV, constitui-se como um período de mudança linguística que culminará com a transformação do português medieval no português clássico. Trata-se de fontes primárias que veiculam o registo escrito da época, mas que, pela sua natureza documental, localizada espacial e temporalmente, nos revelam também aspetos dos falares dos seus escrivães, nem todos locais.

Maria Alice Ribeiro de Sá Teixeira Fernandes é mestre em Linguística Portuguesa Histórica, encontrando-se a finalizar a sua dissertação de doutoramento sobre a formação histórica do português do sul. Professora adjunta da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, leciona língua e linguística portuguesa, nos cursos de licenciatura e de mestrado, e dedica-se à investigação em história da língua, dialetologia histórica e toponímia, de que se destacam as seguintes publicações relativas a aspetos linguísticos da região: Aspetos do português algarvio na transição do século XIV para o XV. Actas do XII Encontro Nacional da APL, vol. II. Lisboa: APL, 251-263. – Cardeira, Esperança e Maria Alice Fernandes (1997); As terminações nasais nas Actas das Vereações de Loulé. Actas do XIV Encontro Nacional da APL, vol. I. Braga: APL, 55-68. – Cardeira, Esperança e Maria Alice Fernandes (1999); Noms de personne et toponymie de l’Algarve. Akten des 18 Internationalem Kongresses für Namenforschung. Band IV. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 236-268 – Fernandes, Maria Alice (1999); Defensiva da Costa do Algarve, do Período Islâmico ao Século XVIII. Portimão: Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, 21-33 – Fernandes, Maria Alice (2001); O Livro do Almoxarifado de Silves. Estabelecimento e formalização do léxico de um manuscrito medieval. Seminários de Linguística, 4, 3-45 – Baptista, Jorge e Maria Alice Fernandes (2001); O dialecto algarvio: abordagem histórica. Comunicação ao I Encontro sobre as Tradições Orais no Algarve – Vozes da Terra (Casa do Povo de Querença, 3 e 4 de novembro). Fundação Manuel Viegas Guerreiro/Câmara Municipal de Loulé. [Disponível no Site do Campo Arqueológico de Tavira: www.arkeotavira.com] – Fernandes, Maria Alice (2006).

Por: Município de Loulé

Categorias:AGENDA, Loulé

PlanetAlgarve