Encontram-se abertas as candidaturas ao galardão Praia Acessível – Praia para Todos até 15 de março. Este projeto, com início em 2004, é fruto de uma parceria inicialmente protagonizada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., o Instituto da Água, I.P., o Turismo de Portugal, I.P. e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P..
Com este projeto, e na sequência do que se encontra previsto para a orla costeira e atendendo também à legislação sobre acessibilidade, pretende-se que as zonas balneares reúnam um conjunto de condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.
As condições que determinam considerar-se uma praia como acessível, podendo em consequência hastear o respetivo galardão, são:
– Acesso pedonal fácil;
– Estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência;
– Acesso à zona de banhos de nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos;
– Passadeiras no areal;
– Sanitários acessíveis;
– Posto de socorros acessíveis.
A inexistência de Nadadores Salvadores na praia não permite que a mesma se possa classificar como acessível, ainda que reúna todas as restantes condições. Como fatores facultativos consideram-se, ainda, o acesso a bares e restaurantes e a existência de apoios anfíbios para o banho.
Informações e candidaturas em www.inr.pt.





