AGENDA

8 ½ Festa do Cinema Italiano

Pela primeira vez no Algarve

 cinema_italiano

Pela primeira vez no Algarve, de 19 a 21 de abril a cidade de Loulé acolhe a 6ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano. O Cine-Teatro Louletano vai receber uma seleção das mais relevantes produções cinematográficas italianas da última temporada e contará com a presença de realizadores.

O 8 1/2 Festa do Cinema Italiano é uma iniciativa da associação Il Sorpasso em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal, e irá passar também por Lisboa, Coimbra, Porto, Funchal e Luanda.

Criado em 2008, o 8 1/2 é um festival que nasceu e cresceu em Portugal, fruto do trabalho de uma equipa constituída por profissionais portugueses e italianos, e que se encontra profundamente enraizado na cultura e na sociedade portuguesa. Tem como missão a exibição de obras que cumpram elevados critérios de qualidade, sejam elas de autores consagrados ou da nova geração de cineastas, sempre fiel ao objetivo de trazer a Portugal o melhor do cinema Italiano.

O evento tem também uma componente competitiva. Sete novos filmes, primeiras ou segundas obras de autores italianos, concorrem ao prémio de melhor filme em competição. Esta secção promove a descoberta dos registos mais proeminentes do novo cinema italiano e de obras que se destacam pela inovação a nível de conteúdo e de linguagem. Foram selecionados sete filmes que pela sua ousadia e capacidade expressiva, se distinguiram ao longo do último ano, afirmando-se através da sua competência e do desejo de fazer cinema de qualidade.

Assim, serão atribuídos os Prémios Oficial Rottapharm Madaus, selecionado pelo júri oficial do 8 ½, e que é atribuído ao melhor filme em Competição, e Prémio do Público, selecionado pelo público da Festa do Cinema Italiano através de votação direta.

Em Loulé, a Festa arranca no dia 19, pelas 21h30, com a projeção da comédia “Una Famiglia Perfetta” (2012), de Paolo Genovese. No dia seguinte, a partir das 16h30, serão apresentadas seis curtas-metragens: “Cargo” (2012), de Carlo Sironi, “Terra” (2012), de Piero Messina, “La Colpa” (2011), de Francesco Prisco, “Trainning Auto Geno” (2011), de Astutillo Smeriglia, “Dell’Ammazzare il Maiale” (2011), de Simone Massi, e “Cusutu’n Coddu (Cucito Addosso)” (2012), de Giovanni la Parola.

Segue-se, pelas 18h30, o filme “Bellas Mariposas” (2012), de Salvatore Mereu. Um filme inventivo, criativo e surpreendente, que tem vindo a atrair a atenção da crítica internacional. O realizador, através do olhar das jovens protagonistas, pinta um mundo entre o fantástico e o real feito de personagens inesquecíveis. Este filme concorre ao prémio de melhor filme em competição.

À noite, o público terá a oportunidade de assistir produção conjunta de Itália e Suíça, a longa-metragem “L’Intervallo” (2012), de Leonardo di Costanzo, um dos mais premiados filmes italianos a nível internacional. Obra que conta com extrema sensibilidade a relação entre dois adolescentes presos numa realidade maior do que eles.

No encerramento deste evento na cidade de Loulé será exibida mais uma película que entrará em competição, “Io sono Li” (2012), de Andrea Segre. Esta produção franco-italiana foi a vencedora do prémio Lux, como reconhecimento dado pelo Parlamento Europeu aos filmes considerados portadores de valores sociais pela integração das comunidades da Europa.  Trata-se de um filme excecionalmente poético.

A extensão de Loulé de 8 ½ Festa do Cinema Italiano tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé e do Consulado Honorário da Itália em Faro.

O preço dos bilhetes é o seguinte: Bilhete Normal 3€; Passe Geral 15€.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.