Para o mês de junho, o Município de Albufeira apresenta diversas propostas culturais, que podem ser apreciadas nas Galerias de Arte, Biblioteca Municipal e edifício dos Paços do Concelho. Conheça as exposições que irão estrear no concelho.
No primeiro dia do mês de junho, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros abre portas a uma exposição de pintura da autoria de Roman Markov. O artista, natural da Ucrânia mas a residir no Algarve há 11 anos, é professor de Pintura e tem exposto os seus trabalhos um pouco por todo o país. Até ao próximo dia 29 de junho será possível contemplar as suas telas inspiradas nas paisagens e nas gentes que se cruzam nas suas viagens. Para ver de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
De 7 a 29 de junho, a Galeria Municipal de Albufeira acolhe a exposição coletiva dos alunos do pólo de Albufeira da UATI – Universidade do Algarve para a Terceira Idade. No final de cada ano letivo, os trabalhos realizados pelos formandos da universidade sénior nas disciplinas de pintura em seda e em tela, artes decorativas e arraiolos integram esta mostra que pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Pela Biblioteca Lídia Jorge irá passar a mostra itinerante de tampos de latas de conserva da coleção de José Alexandre Pires. A exposição reúne um vasto espólio de latas de conserva provenientes das mais variadas partes do mundo. Natural de Portimão, José Alexandre Pires teve contacto com o mundo da pesca e da conserva desde tenra idade, já que o seu pai era armador, mestre de pesca e, mais tarde, proprietário de uma fábrica de conservas. Atraído pelo colecionismo desde muito cedo, foi adquirindo latas de conserva ao longo das suas viagens, quer em Portugal, quer no estrangeiro. A profissão de técnico de conservas acabou por enriquecer o seu espólio, objeto de diversas exposições. Em Albufeira, a mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 19h15, e às segundas e sábados, das 11h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h15.
Entretanto, o edifício da Câmara Municipal exibe a exposição “Laço Azul – Maus Tratos na Infância”, que reúne um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos de algumas escolas do concelho, no âmbito da comemoração do mês da prevenção dos maus tratos na infância. Solidário com a causa, o Município associa-se à CPCJ – Comissão de Proteção a Crianças e Jovens de Albufeira que organiza esta exposição de 31 de maio a 24 de junho. A partir do dia 25 de junho, o corredor do 1.º andar do edifício dos Paços do Concelho será decorado com reproduções das pinturas de George Landmann. “O Algarve” apresenta imagens do Barlavento e Algarve Central no século XIX, captadas por um estrangeiro viajado e curioso. George Landmann nasceu em Londres e em 1806 embarcou para Portugal como comandante da Academia Real de Engenharia. Durante esse período, pintou diversas panorâmicas do Algarve que se apresentam como verdadeiros documentos históricos e artísticos, publicados na obra “Historical, Military and Picturesque Observations on Portugal”.
EXPOSIÇÕES NO MÊS DE JUNHO
GALERIA PINTOR SAMORA BARROS
Exposição de Pintura, de Roman Markov
1 a 29 de junho
Horário: segunda a sábado
9h30 às 12h30
13h30 às 17h30
GALERIA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA
Exposição coletiva dos alunos da UATI – Universidade do Algarve para a Terceira Idade (Pólo de Albufeira)
7 a 29 de junho
BIBLIOTECA MUNICIPAL LÍDIA JORGE
Exposição de tampos de latas de conserva, coleção de José Alexandre Pires
4 a 26 de junho
Horário: terça a sexta- 9h30 às 19h15
segunda e sábado- 11h30 às 13h00;
14h00 às 19h15
EDIFÍCIO PAÇOS DO CONCELHO
Exposição coletiva de alunos das escolas do concelho
“LAÇO AZUL – MAUS TRATOS NA INFÂNCIA ”, de CPCJ- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
1 a 24 de junho
Exposição de Pintura
“O ALGARVE”, de George Landmann
25 de junho a 30 de agosto
Categorias:Albufeira








