AGENDA

Capital da doçaria tradicional | XXVI Feira Concurso Arte Doce relembra Artes e Ofícios

Lagos volta a ser a Cidade dos Doces no último fim de semana de julho. Esta iniciativa adquiriu já um estatuto de relevo no verão Algarvio, atraindo anualmente ao município muitos visitantes, algarvios e turistas, curiosos por provar ou apenas apreciar as iguarias em exposição. Este ano o tema relembra as Artes e Ofícios regionais.

Ao longo dos anos, a Câmara Municipal de Lagos tem procurado contribuir para a preservação e revitalização de uma das tradições mais genuínas e apreciadas na região, a doçaria, sobretudo à base de amêndoa e figo. Mas se a doçaria tradicional algarvia tem lugar de destaque, a Arte Doce conta igualmente com a presença de artesãos dedicados e empenhados em manter a sua tradição. Este ano, e tendo como mote e tema central do certame, as Artes e Ofícios regionais, a autarquia lançou o desafio e o convite aos artesãos e doceiras da região do Algarve e do país, dando preferência aos expositores que executem trabalhos ao vivo ou apresentem trabalhos de artesanato genuíno, característico da região e/ou do país, ou artigos que contribuam para a valorização do certame ou, no caso das doceiras, que participem nos concursos “Arte Doce” e “Qualidade na Tradição” e executem trabalhos ao vivo.

Mas para além do setor da doçaria algarvia, a Arte Doce conta com a participação de vendedores de frutos secos, mel, licores e outras iguarias regionais, valorizando-se assim os frutos base da doçaria e outros produtos da terra.

Paralelamente, e para além da constante animação musical e de um espaço próprio da Biblioteca Municipal para os mais pequenos ocuparem o seu tempo de forma divertida e educativa, está previsto um espaço dedicado aos “comes e bebes”, com tasquinhas geridas pelos Clubes e Associações Recreativas do Concelho.

Para além da realização dos tradicionais Concursos “Arte Doce” e “Qualidade na Tradição”, estão abertas as inscrições para a participação de duplas de artistas plásticos locais e doceiras que queiram expor as suas obras de arte, ou seja, peças de grande volumetria, em doce. As inscrições para a participação na área da doçaria, artesanato e tasquinhas já se encontram abertas. Os regulamentos podem ser consultados em:

http://www.cm-lagos.pt/portal_autarquico/lagos/v_pt-PT/pagina_inicial/destaques/inscricoes_artedoce_2013.htm

A XXVI Feira Concurso Arte Doce decorre, entre os dias 26 e 28 de julho, no Complexo Desportivo Municipal de Lagos, local de fácil acesso e com grande área de estacionamento para os participantes e para o público.

Aponte na sua agenda. Visite a Feira e fique a conhecer o que de mais doce se faz no Algarve e em Lagos!

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.