AGENDA

Catalina Sandulescu expõe “Viva Portugal”

 “Viva Portugal” é uma exposição de pintura de Catalina Sandulescu, a decorrer no espaço público de Atendimento da EMARP até ao próximo dia 2 de agosto.

viva-portugal1

Catalina Sandulescu é uma jovem nascida em 1992 na Moldávia, mas que veio para Portugal acompanhando os pais imigrantes. Com a família ligada às artes, não é de estranhar que a sua vocação a tenha orientado para estudar na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde está inscrita no Curso de Ciências da Arte e do Património.

É a cor, e não o desenho, a motivação primordial para a sua inspiração, pois assim tem a possibilidade de obter resultados finais mais imprevistos, tanto nas formas como na estrutura composicional.

Apesar disso, esta sua forma de trabalhar não diminui o rigor e empenho na aplicação das manchas e na escolha cromática, exigindo-lhe sim um maior trabalho e apuro na elaboração das obras.

Os temas geralmente abordados pela artista, como as cenas urbanas, os monumentos, as naturezas mortas, as paisagens urbanas e as temáticas históricas, dada a sua preferência pelas cores vivas e por vezes puras, resultam normalmente em obras vibrantes e entusiásticas.

Embora pareça uma contradição, a escolha de Portugal atual como tema para a exposição é o resultado do fascínio da artista pelo passado.

Se o passado de há cinquenta anos atrás está documentado em fotografias, porque não documentar o Portugal do presente em pintura para que, quando passarem outros cinquenta anos, também haja uma visão artística da vivência das pessoas e do estilo de vida?

É a resposta a esta pergunta que leva a artista a partilhar a sua perspetiva do nosso património cultural, nas suas várias formas, como forma de conservar na memória futura o Portugal da atualidade.

“Viva Portugal” está patente no atendimento da EMARP até 2 de agosto de 2013.

Categories: AGENDA, Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.