AGENDA

Exposição de Fernando Pinheiro | Artista convida população a visitar montagens

fernando_pinheiro 

O Convento de Santo António, em Loulé, prepara-se para receber a Exposição “FERNANDO PINHEIRO LÁ IN LOULÉ-al-‘ulyà PINTURA”, uma mostra diferente já que poderá ser visitada pelo público durante o período de montagens que arrancam amanhã, dia 3 de julho. Com curadoria de Nuno Faria, a exposição é inaugurada a 13 de julho, pelas 19h00, e vai estar patente até 30 de setembro.

Em diversos locais estratégicos do Concelho vão estar colocados cartazes pintados pelo artista, com frases-desenhos, a convidar a população a assistir à montagem da exposição até ao dia 10 de julho. A ideia é que por estes dias, o Convento se transforme numa espécie de atelier, em que o público possa ver o andamento dos trabalhos. Além disso, o artista e a população irão construir coletivamente um objeto no claustro do Convento, usando tijolos, com todas as tensões possíveis.

O artista convidou pessoas ligadas à fotografia para registarem, do ponto de vista pessoal, as duas semanas da montagem. No final, este material fará parte da exposição, em vitrinas, juntamente com plantas, apontamentos e outros materiais relativos à conceção da exposição.

Durante o tempo que estiver patente ao público, será também apresentado um filme/vídeo, de Masako Hosono, no espaço “o cinema da pintura”. Incluirá um registo atualmente em processo de criação, com vários personagens lendo o texto da “Ópera Grelhada”, com banda-sonora da pianista Paula Rocha. Mas a pintura será a componente principal de tudo isto.

Fernando Pinheiro transporta na sua pintura as marcas de uma geração. Viveu a guerra, a imigração, o pós-Maio de 68, os debates e experiências das vanguardas artísticas, as interrogações de um mundo que vertiginosamente mudava. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian. Vive no Algarve e entre Paris e Tóquio.

Recorde-se que esta exposição tem uma relação com a realizada em 2012, no Mosteiro de Alcobaça, na qual um cantor de ópera e outros personagens da cidade acabaram por participar no processo criativo da apresentação da exposição

O horário de funcionamento de “FERNANDO PINHEIRO LÁ IN LOULÉ-al-‘ulyà PINTURA” é o seguinte: Montagem com visitas – segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00; Exposição – de terça a sexta-feira, das 14h00 às 21h00 e sábado, das 10h00 às 17h00.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.