AGENDA

ESTRADA FORA – uma década de viagens

galeria_lar

Inaugura no dia 11 de Julho pelas 18h a exposição de fotografia ESTRADA FORA, de José Luis Santos. A exposição está patente até 27 de Julho na Galeria LAR e a entrada é livre.

Pela voz do autor “ESTRADA FORA é uma retrospectiva visual de mais de uma década de viagens que me levaram por esse mundo fora. Cada imagem encerra uma história por detrás, um episódio que ganhou corpo ao ser impresso em papel fotográfico, como se de uma relíquia se tratasse. São fragmentos de instantes vividos nas minhas andanças que aqui são partilhados. A sua selecção foi árdua, tendo em conta todas as outras que ficaram no anonimato dos negativos ou dos ficheiros digitais, que teriam tantas outras histórias para contar.

2002/2003 foi a altura em que fui viver para Siena, em Itália, cidade onde estudei um ano ao abrigo do programa universitário Erasmus. Com, ou sem dinheiro nos bolsos, partia sempre que podia. As viagens eram, e são, solitárias, na companhia das máquinas fotográficas e de quem se cruzava casualmente no meu caminho. Esta mostra é o sumo dessas vivências, um convite feito a partirem, de outro modo, pelos caminhos que percorri com a mochila às costas. O bilhete está aqui. Boa viagem.”

José Luís Rodrigues dos Santos, natural da Lousã, 32 anos, é professor de História e fotógrafo, orientando a sua investigação académica para o fotojornalismo e propaganda.

Inicia em 2000 a sua colaboração no Jornal Trevim, o quinzenário de informação local, ano em que vence o primeiro prémio e uma Menção Honrosa num concurso de fotografia. Com o dinheiro aí obtido, parte pouco depois para a Europa num InterRail.

Em 2002 inicia uma nova fase da sua vida ao partir para Siena, em Itália, para aí viver um ano ao abrigo do programa universitário Erasmus. Será uma época em que percorre o país de norte a sul, bem como a europa Ocidental, na companhia das suas máquinas fotográficas, amadurecendo a sua sensibilidade e técnica com base na sua experiência de vida. No ano seguinte, antes de regressar ao seu país, fará a sua primeira incursão pelo médio Oriente, rumo à Turquia. Fascinado com esse mundo, regressa no próximo Verão, aterrando desta vez na Jordânia para dar início a um percurso de regresso que passaria pela Síria, Turquia, Grécia, Eslovénia e, uma vez mais, Itália.

Além do Egipto, 2005 foi marcado pela exploração dos Balcãs. Orienta o seu trajecto a partir da Croácia, passando pela Sérvia, Macedónia, Albânia, Kosovo, Montenegro e Bósnia-Herzegovina. Regressa a essa zona no ano seguinte, percorrendo depois a Eslováquia, Polónia e República Checa.

O magnetismo de Istambul fá-lo regressar em 2007, fazendo mais um périplo pelo país. O ano saldou-se por uma Menção Honrosa em Prades, além de ter sido um dos contemplados da 7ª edição Fotojornalismo Visão/BES. Parte no Outono para os Açores para aí leccionar. Aproveitará para dar um pulo para o outro lado do oceano, aos Estados Unidos. Em 2009 ruma a Cuba para ficar com uma opinião pessoal sobre a ilha de Fidel. No ano seguinte, a Rússia será o destino escolhido. Numa escala idêntica, dá uma volta pela China em 2011, até chegar a 2012, altura em que escolhe o Irão, o país que o marcou pelo seu povo. Despede-se da Pérsia e apanha um barco para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e passa ainda por Omã para molhar os pés no oceano Índico.

As viagens continuarão, e as suas crónicas no Trevim também.
joseluissantos53@hotmail.com

GALERIA LAR
Rua Professor Luís Azevedo, nº 37
Lagos
De 5ª a sábado, das 18h às 22h

Categories: AGENDA, Lagos

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.