O PSD Lagoa promoveu no dia 26 de julho um jantar de apresentação dos candidatos aos órgãos autárquicos do Concelho.
A apresentação teve lugar no Hotel Tivoli Almansor, no carvoeiro, e contou com o convidado especial, Marques Mendes.
Intervenções
Rui Correia, Presidente do PSD Lagoa: «O orgulho que temos no passado é aquilo que nos dá confiança no futuro»
“Apesar de muitos de nós não nos revermos numa série de medidas impostas pelos nossos governantes, penalizadoras das nossas populações, continuamos a acreditar que o amanhã será melhor, até porque é desse amanhã que dependem os nossos filhos. Mas nesta noite não vou falar de tristezas mas sim de alegrias. E a nossa alegria chama-se Lagoa, Lagoa no seu todo, com Carvoeiro, Porches, Estômbar, Parchal e Ferragudo. Falo em alegria porque falo de amor. Amor que o grupo que me acompanha na Comissão Política tem pela sua terra e pelas suas gentes. E quero aqui publicamente prestar a minha sincera homenagem a todos eles, que, acreditem, têm sido excelentes companheiros. Apesar de divergências de opinião – mas isso é natural em democracia -, sempre procuraram o consenso e a união em torno de um projeto, um projeto sério que garanta à nossa população e ao nosso Concelho, prosperidade e desenvolvimento. Quero partilhar convosco que todos os candidatos liderados por José Inácio, hoje aqui apresentados, foram aprovados por unanimidade e aclamação, não restando a nenhum de nós, membros da Comissão Política, do PSD, qualquer dúvida de que serão os melhores, os mais capazes, que estão plenamente motivados para a missão que lhes for confiada, imbuídos pelo tal amor pela sua terra. Todos eles têm provas dadas, quer na sua vida particular, profissional e pública. Todos eles adotaram os princípios da honestidade, da justiça e da solidariedade, princípios fundamentais para qualquer autarca ser bem sucedido na sua missão. Agradeço a vossa presença, o vosso apoio e a vossa amizade, deixando bem claro que o orgulho que temos no passado é precisamente aquilo que nos dá confiança no futuro. Viva Lagoa!”.
David Santos, Vice-Presidente do PSD Algarve: «O PSD tem que agradecer a José Inácio e à sua equipa»
“Em primeiro lugar, uma palavra para o meu companheiro e amigo José Inácio. O que poderia aqui referir sobre o trabalho que foi feito até hoje – e que já foi aqui passado, e muito bem, nestas imagens -, são o trabalho do vosso Presidente José Inácio, um trabalho que começou em 1985, com Jacinto Correia, com Joaquim Piscarreta e continuou com o trabalho que José Inácio está a fazer. Naturalmente que este trabalho nunca é o trabalho de uma pessoa só e as suas equipas, quer as que trabalharam até aqui, quer a que vai ser aqui apresentada hoje, têm também com certeza toda a nossa confiança e toda a nossa solidariedade. O trabalho executado na Educação, na Ação Social, na Requalificação Urbana, na Requalificação do Litoral, no Turismo, na Cultura, ficou bem demonstrado e tem só a ver com o amor que têm por Lagoa e que faz com que estas pessoas sacrifiquem as suas vidas. E aqui gostaria de deixar uma nota às famílias dos candidatos. Falando da esposa do candidato José Inácio, a Teresa, e dos filhos Simão e Afonso, agradecer-lhes o sacrifício que fazem porque ter um político na família não é fácil. E isto é extensível às famílias de todos os candidatos. Todas merecem a nossa solidariedade porque muitas vezes a família fica em segundo lugar. Também referir que o José Inácio, além do trabalho que faz no dia a dia, é uma pessoa que gosta de estar actualizada, sempre preocupado com o futuro e com o conhecimento. Daí que também gostaria de lhe dar um abraço de solidariedade pelo excelente desempenho que teve há bem pouco tempo numa questão de planeamento urbanístico, que demonstra a preocupação que tem em manter-se actualizado e ser conhecedor para que, quando toma as suas decisões, sejam sempre muito ponderadas e pensadas. Isto é também um ensinamento para os outros candidatos. Os princípios que José Inácio tem usado na política, têm muito a ver com lealdade, solidariedade, isenção e respeito pelos valores e pelas diferenças. São também esses os princípios que os candidatos do PSD devem defender. José Inácio está para exercer a sua função mas também para servir. Começou na Câmara em 1985, com Jacinto Correia. Portanto, são muitos anos a trabalhar por Lagoa e o resultado está à vista de todos e o PSD tem que agradecer a José Inácio e à sua equipa, bem como às outras equipas do PSD que têm estado na Câmara, pelo excelente trabalho que têm feito e que com certeza vão continuar a fazer”.
Mendes Bota: «Estes candidatos estão aqui de mãos limpas, de cara limpa, de bolsos vazios, não tiraram proveito do poder em proveito próprio»
“O Concelho de Lagoa, administrativamente, está hoje na primeira vaga. Aliás, José Inácio, que até há bem pouco tempo era um homem que não percebia nada de computadores, era um analfabeto dos computadores, hoje até dizem que é um dos principais utilizadores. É, digamos, um assapado, ou assapador, que são aqueles que andam sempre no Sapo. Mandam Emails durante toda a noite. Agora já não há computador. Porquê? Porque hoje também na Câmara as coisas estão informatizadas. Hoje, há uma desmaterialização, há uma modernização administrativa na Câmara. Lagoa dá bons exemplos daquilo que é ‘ir na vaga’ da modernização. E é precisamente esta gestão de qualidade que eu gostaria de enfatizar. Mas vou terminar enfatizando uma outra qualidade que faz tanta diferença. Óh, dois concelhos aqui tão próximos, com o Rio Arade pelo meio. Tem uma ponte mas há coisas que se fazem neste Concelho que tomara nós que o Concelho aqui vizinho tomasse o rumo certo. Meus amigos, tantos anos o PSD no Concelho de Lagoa. Passou o Jacinto Correia, passou o Joaquim Piscarreta, está o José Inácio e não houve até hoje uma sombra de suspeição. Aqui, ao lado da qualidade, está a honestidade. Gente com probidade. Gente que não tem telhados de vidro. Gente que não se vende. Não há sombra de corrupção no Concelho de Lagoa e eu diria que essa é a obra imaterial mais importante dos autarcas que aqui estão, liderados por José Inácio, podendo enfrentar o seu eleitorado e dizer: «Estamos aqui de mãos limpas, de cara limpa, de bolsos vazios, não tirámos proveito do poder em proveito próprio. Nos somos de uma gestão honesta que dá exemplos» e oxalá que aqui ao lado também soubessem tirar este exemplo e não precisariam de comer papel para esconder as coisas”.
Marques Mendes: «José Inácio é uma pessoa frontal e vertical, é politicamente genuíno e autêntico»
“Abandonei a vida política ativa mas não abandonei, nem abandono nunca, o apoio e, sobretudo, a solidariedade aos meus companheiros de partido. Costuma dizer-se que os amigos se vêem nos momentos difíceis. Pois bem, estas eleições autárquicas não são um passeio para o PSD. Por razões que evidentemente todos sabem e todos conhecem. E por isso, decidi eu próprio abrir algumas exceções para emprestar a minha palavra, o meu testemunho e o meu apoio nesta campanha eleitoral autárquica. E fazê-lo junto de alguns candidatos que prezo, que conheço, que estimo, que aprecio e que admiro. E por isso disse imediatamente que sim ao convite que o PSD Lagoa e o José Inácio, em particular, me fizeram para estar hoje aqui. E disse imediatamente que sim por duas ou três razões simples que quero partilhar convosco. Mas antes quero partilhar convosco o seguinte: Como estou fora da vida política ativa, não estou, nem de longe nem de perto, de regresso, não sou politicamente correto. Quando entendo que devo apoiar, apoio, quando entendo que devo criticar, critico. Não ando à procura de nenhum voto nem de nenhum apoio. Digo apenas aquilo que penso e o que sinto. E eu sinto muito este momento em que estamos aqui hoje reunidos. Acompanhei, desde há anos a esta parte, a vida, o trabalho, a ação e o vosso plano político e venho aqui dar o meu testemunho. É por razões objectivas. Em primeiro lugar, José Inácio é uma pessoa frontal e vertical. Já aqui foi dito, e muito bem, que tem o coração ao pé da boca. Diz o que pensa. Concorde-se, discorde-se, aprecie-se mais ou aprecie-se menos. Numa palavra, é politicamente genuíno e autêntico. Eu quero dizer aos meus amigos de Lagoa, sejam do PSD ou não, todos merecem o mesmo respeito, nós precisamos de pessoas assim, na vida pública e na vida política, seja no plano nacional, seja no plano local. Pessoas frontais e não hipócritas”.
José Inácio: «Temos orgulho naquilo que fizemos e que estamos a fazer»
“Temos orgulho no passado e confiança no futuro. Estamos com as pessoas e estamos a apoiar as pessoas (enumerando as inúmeras políticas sociais da autarquia e em articulação com as IPSS do Concelho). Temos orgulho de todas as instalações que temos construído. Temos orgulho nas organizações juvenis do Concelho, que apoiamos. Temos orgulho nos artistas da nossa terra, que apoiamos. Temos orgulho nos nossos atletas e nas coletividades, que apoiamos e que os levam a ser campeões e até a participarem em Jogos Olímpicos. Temos orgulho no cuidado que colocamos nos espaços públicos e nos espaços naturais, que preservamos. Temos orgulho nos equipamentos que temos construído e que continuamos a construir na orla marítima para apoio às atividades económicas que aí se desenrolam e que são fundamentais para o nosso concelho. Temos orgulho na qualidade das nossas praias e zonas balneares. Temos orgulho, também, nas reivindicações que temos feito junto dos organismos competentes nestas áreas e, acreditem, reivindicar em Portugal é extremamente difícil, devido à forma como o Estado funciona. O Estado tem de se modernizar – aliás, isso é um discurso insistente do Dr. Marques Mendes e do Dr. Mendes Bota, enquanto agentes políticos. Temos orgulho no nosso Planeamento Urbanístico. Temos orgulho no cuidado que pomos na preservação de todos e de tudo. Temos orgulho nos índices de cobertura das infraestruturas viárias e na cobertura das redes de água e saneamento. Temos orgulho naquilo que estamos a fazer na área da sustentabilidade ambiental, na optimização energética, temos orgulho de pertencer a um grupo muito amplo que cresce cada vez mais na Europa, por parte dos autarcas, para a eficiência energética, no sentido de aproveitar fundos e desencadear ações muito concretas no período de 2014 a 2020. Temos orgulho na modernização administrativa que estamos a empreender, que encetamos e prosseguimos. Temos orgulho em ter contas certas, contas saudáveis, contas sustentáveis, apesar da forte queda das receitas que os municípios do Algarve sofreram. Mas temos sabido fazê-lo, temos sabido ultrapassar as dificuldades através de um grande esforço de consolidação financeira mas mantendo e aumentando o Apoio Social. Temos orgulho de ter uma das mais baixas taxas de endividamento dos municípios da região e um dos mais baixos índices de endividamento per capita. Temos orgulho em estar em terceiro lugar no Ranking Nacional dos municípios que apresentam maior independência financeira. O Município de Lagoa não recorre à liquidação de derrama. Não o faz para não dificultar a atividade económica, pois há muitas empresas que embora exerçam aqui a sua atividade, não têm aqui a sua sede e isso criaria fatores de desigualdade. As taxas do IMI, no Concelho de Lagoa, para os prédios novos, são de 0,37%, bastante dos 0,50% que muitos municípios, uns obrigados, outros por opção, estão a prosseguir e também muito longe da taxa aplicada pela generalidade dos municípios no litoral da nossa região. Fizemos a atualização dos tarifários da Água. É verdade. Mas isso tem a ver com o rigor que nós pomos na gestão. Tivemos que o fazer, dado que as empresas que a montante nos fornecem esses produtos – Sistemas Intermunicipais de Água e Esgotos – também fizeram, ao longo dos tempos, aumentos apreciáveis. Mas fizemo-lo tendo em conta o apoio social, sobretudo as famílias mais carenciadas. Somos um rio que não vai parar. Mas somos também a ponte. Vamos pois continuar com confiança e com esperança no futuro, pela nossa terra e pelas nossas gentes”.
Candidatos
Candidato à Câmara Municipal de Lagoa | José Inácio
Candidato à Assembleia Municipal de Lagoa | Cesário Belém
Candidatos às Juntas de Freguesia:
Ferragudo | Carlos Natal
União das Freguesias de Estômbar / Parchal | C. Mourinho
União das Freguesias de Lagoa / Carvoeiro | Victor Rio
Freguesia de Porches | António Jorge
Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Lagoa




