A União Shitoryu Portugal participou no 7.º Campeonato Mundial de Karaté Shitoryu. Madalena Alegre, do Karaté Clube Albufeira, integrou a delegação portuguesa.
Este que é o maior evento mundial de Karaté Shitoryu, realizou-se no Nippon Budokan em Tóquio no Japão entre os dias 12 e 16 Setembro, contou com a participação de 48 países e mais de dois mil atletas. Este campeonato foi organizado pela World Shitoryu Karaté-do Federation da qual a União Shitoryu Portugal é a sua representante para Portugal.
Participaram nas várias provas sete atletas portugueses, onde a participação foi muito positiva. Embora os atletas portugueses não tenham chegado a lugares de pódio, é de destacar o excelente desempenho nas várias provas que participaram.
Destacam-se as excelentes prestações do Pedro Coelho e da Adriana Dias. Pedro Coelho na prova de Kumite Sénior +84Kg perde o primeiro combate contra o mexicano que viria a ganhar esta prova, sendo depois repescado para acesso a medalhas, ganhou ao argelino e depois esteve a lutar para o terceiro lugar contra o russo, mas acabou por perder por dois pontos de diferença o lugar no pódio, e classificando-se desta forma em quinto lugar. Na prova de Kata o Pedro Coelho perdeu na primeira eliminatória contra o atleta da Nova Caledónia por 3-2.
Adriana Correia em Kata Sénior classificou-se em sétimo lugar, depois de ter perdido no primeiro encontro contra a japonesa que viria a sagrar-se Campeã Mundial de Karaté Shitoryu, realizou dois encontros na repescagem, o primeiro contra a inglesa o qual ganhou e depois contra a canadiana em que perdeu.
Os outros atletas portugueses tiveram participações diferentes, o Alexandre Correia em Kata perdeu na terceiro eliminatória e em Kumite perdeu na segunda eliminatória. A Ana Cruz em Kata perdeu na segunda eliminatória.O David Domingos e o Dorin Gujuman perderam as suas provas na primeira eliminatória.
A atleta do Karaté Clube Albufeira, Madalena Alegre, em Kata, perdeu na primeira elemitatória contra uma japonesa e na prova de kumite viria tambem a perder no primeiro combate, contra uma atleta japonesa.
Englobado também na organização do 7.º Campeonato Mundial de Karaté Shitoryu decorreram na sexta-feira, treze Setembro os exames de cintos negros (DAN) e os exames de nível de treinadores/mestres.
Os exames de World Shitoryu Karatédo Federation são realizados por um painel de examinadores que são os mais importantes mestres com as mais altas graduações mundiais de Karaté Shitoryu.
Aqui os objetivos foram cem por cento cumpridos tendo o Professor Daniel M. Coelho tido resultado positivo nos dois exames que realizou, o primeiro para 6.º Dan e o segundo para Ju-Shihan.
Pedro Coelho também teve resultado positivo nos dois exames que realizou, o primeiro para 4.º Dan e o segundo para Jokyo.
A qualidade que ambos demonstraram nos seus exames foi muito comentada pelos vários participantes e mestres que participaram nestes exames, que foram de uma exigência altíssima, em que apenas cerca de metade dos candidatos aos vários exames tiveram sucesso.
As atividades terminaram na segunda-feira a noite dezasseis de Setembro com Sayonara Party, onde para alem do convívio dos atletas, foram entregues os diplomas de representantes nacionais de Karaté Shitoryu, os diplomas de exames de “DAN”, e os diplomas de nível de treinador/mestre.



