Faro

Atividades na praia com mais de 10500 participantes

Terminado o período das atividades de verão “Verão Ativo 2013”, o Município de Faro registou um total de 10554 participantes nas diversas iniciativas realizadas no Centro Náutico da Praia de Faro, sendo o balanço extremamente positivo.

verao_ativo

Nas atividades aquáticas promovidas pelo município (Escola Náutica; Lazer; Passeios de Caiaque) participaram 3707 utentes, tendo-se registado ainda mais de 50 participantes na XV Expedição de Caiaques.

O Centro Náutico recebeu ainda, durante o Verão, inúmeras iniciativas organizadas por diversas entidades (clubes, associações…), também no âmbito do programa Verão Ativo, que contaram na totalidade com 6847 participantes. Estiveram assim presentes o Centro de Ciência Viva com atividades de educação ambiental e observação astronómica, no âmbito do Programa Bandeira Azul; várias entidades com promoção de Fitness: “Yoga Samkhya” com aula de yoga na praia, “Club L” que dinamizou aulas de bootcamp, bodycombat, bodybalance, bailafit entre outras simulares, “Tu I Nós- Pure Spinning” com a maratona 24 de Spinning, e  “CCDTSA- Rita Vidal”, com dinamização de aulas de bodycombat, bodybalance, entre outras.

Foram também vários os torneios realizados: Voleibol, pelo “Voley2u”; Karaté, pelo “Suvidreams”; Futebol de Praia, pela Juventude Socialista de Faro; Xadrez pela AXAL- Academia de Xadrez do Algarve; “Grand Prix Ténis de Praia” pelo Centro de Ténis de Faro e ainda Futevolei, pelo “11 Esperanças”.

A Associação APATRIS 21 marcou também presença com dinamização de workshops de Futebol, Ginástica e Yoga, bem como a empresa “Outsport” que realizou jogos com insufláveis.

Realizaram-se também festas noturnas, nomeadamente a “Faro Music Fest”, organizada pelo empresa “Plano A- Organização de Eventos Lda” e a “Amar Summer Fest” dinamizada pela Associação AMAR- Associação Adversários do Mar.

De destacar ainda o programa bandeira azul, no concelho de Faro, que decorreu entre junho e setembro. As praias do concelho de Faro foram visitadas diariamente por milhares de banhistas que puderam usufruir de serviços como nadadores salvadores, assegurado tanto pela Câmara Municipal de Faro como pelos concessionários existentes, tendo sido colocados na Praia de Faro 5 postos de praia, 1 na Praia da Barreta – Ilha Deserta, 2 na Ilha do Farol e 1 na Ilha da Culatra. Os cuidados de saúde de enfermagem foram promovidos pela Administração Regional de Saúde do Algarve, através do “Plano de Verão”, na Praia de Faro, Ilha do Farol e Ilha da Culatra, serviço este que esteve a cargo dos profissionais da Cruz Vermelha Portuguesa.

O serviço de “Praia Acessível” esteve também assegurado. A Câmara Municipal, através do apoio direto dado pelos nadadores salvadores contratados, disponibilizou na Praia de Faro, junto ao Parque de Campismo, o acesso a banhos de mar através da utilização de cadeiras anfíbias, parques de estacionamento reservados e WC’s preparados para assistir os cidadãos com necessidades especiais de mobilidade.

As atividades de educação ambiental foram realizadas através de protocolos de parceria estabelecidos entre a Câmara Municipal de Faro, a Fagar, E.M  e o Centro Ciência Viva do Algarve.

Com o apoio da Fundação Vodafone, e através do esforço desenvolvido entre a Fagar e a autarquia, foram disponibilizados cinzeiros de praia em todas as praias do concelho, em bancadas de madeira que foram colocadas na entrada das praias. Esta ação de educação ambiental contou ainda com a participação de 10

escolas  do ensino básico do concelho que realizaram a decoração das bancadas de madeira com desenhos e textos alusivos à preservação dos recursos naturais existentes.

Através da parceria estabelecida com o CCVAlg foram realizadas, no Centro Azul da Praia de Faro, atividades de biologia, astronomia e atividades de interpretação ambiental (zonas dunares, zonas intermariais e de visionamento de fundos marinhos).

A limpeza mecânica do areal, a limpeza de acessos e arruamentos e a recolha de RSU’s e de lixos recicláveis esteve a cargo da empresa municipal FAGAR, em todas as zonas públicas. As restantes áreas estiveram a cargo das empresas responsáveis pelas áreas concessionadas existentes.

A qualidade das águas balneares foi monitorizada ao longo destes quatro meses. Os laboratórios da Agência Portuguesa do Ambiente – Administração da Região Hidrográfica do Algarve realizaram um conjunto de análises às águas das 4 praias do concelho, certificando a qualidade destas águas para uso balnear.

Os transportes públicos funcionaram de forma regular. Foram realizadas carreiras fluviais para todas as praias a partir de Faro e foram realizadas carreiras regulares de autocarros até à Praia de Faro.

Houve ainda lugar para serviços de massagens e aluguer de sobrinhas, a cargo dos concessionários existentes (Construções Expresso, Animaris, Bar: Mar a Mais e Molhe Leste).

À exceção das zonas concessionadas, a Câmara Municipal de Faro esteve ainda empenhada em realizar todas as obras de melhoria dos acessos e infraestruturas existentes (escadas, passadiços e WC’s) bem como proceder à marcação de estacionamentos e passadeiras.

O Município de Faro

Categorias:Faro

PlanetAlgarve