ALGAR e SPV promovem 2.ª edição do Concurso “Vamos dar Vida aos Resíduos”
A ALGAR, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve, com o apoio da Sociedade Ponto Verde, volta a promover o concurso “Vamos dar Vida aos Resíduos”, dirigido a todas as escolas da região do Algarve, do 2.º, 3.º ciclo e secundário, que irá realizar-se entre setembro de 2013 e maio de 2014.
Através do desenvolvimento de um conjunto de atividades, pretende-se ajudar a comunidade escolar a criar um plano para a gestão dos resíduos da escola e a melhorar o seu processo de separação/deposição seletiva, nomeadamente, através da criação de “Brigadas da Reciclagem”. Trata-se de grupos de alunos que ficam com a missão de verificar se o destino final dos resíduos da escola é o adequado à sua valorização/ tratamento. Será com base nessa informação que depois as escolas deverão criar um plano para melhorar a gestão dos resíduos. As equipas da “Brigada” vão todas receber formação da ALGAR para poderem desempenhar esta tarefa.
A 2.ª edição do concurso traz novidades e, para além das ações que a escola deverá desenvolver para sensibilizar os utilizadores do espaço escolar sobre a correta separação/ deposição seletiva, deverão ainda criar algumas iniciativas dirigidas à população residente na envolvência das escolas, para que também estes colaborem utilizando corretamente os ecopontos, inclusive os situados junto da escola, de uso habitual das mesmas.
A ALGAR e a SPV vão apoiar as escolas a implementarem o seu plano de gestão de resíduos, através de realização de formação, entrega de sinaléticas e ainda disponibilizando às escolas equipamentos para a deposição seletiva dos recicláveis – Ecobags para as embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal, contentores para os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e Pilhões para pilhas e acumuladores. Além disso, se as escolas não possuírem ecopontos perto das suas instalações, a ALGAR, ao abrigo do concurso irá proceder à colocação destes equipamentos.
José Perdigão, Administrador da ALGAR, afirma: “Com a 2.ª edição do concurso, pretende-se essencialmente continuar a sensibilizar alunos, professores, funcionários e encarregados de educação para a importância da triagem e valorização dos diferentes tipos de materiais recicláveis, bem como estimular a adoção de comportamentos que respeitem a natureza e o meio ambiente, alterando os hábitos e mentalidades. Dessa forma podemos evitar a incorreta deposição dos resíduos recicláveis em aterro sanitário e além disso reduz-se a utilização de matérias-primas virgens”.
Recorde-se que, na 1.ª edição deste concurso, que decorreu durante o ano letivo de 2012/2013 contabilizaram-se 13.356,87 kg de resíduos recicláveis recolhidos que foram encaminhados para valorização. Este ano letivo espera-se conseguir superar esse resultado.
No final do concurso, a escola que encaminhar maior quantidade de recicláveis, será distinguida como a escola que teve o melhor desempenho ambiental no ano letivo 2013/2014 e receberá como prémio um computador.
Categorias:Algarve





