Carlos Silva e Sousa é o novo Presidente de Câmara | Paulo Freitas foi eleito Presidente da Assembleia Municipal
A Sessão Solene da Tomada de Posse dos novos Órgãos do Município decorreu ontem, dia 15 de outubro, no Auditório Municipal de Albufeira. Carlos Silva e Sousa teve casa cheia para dar a conhecer as linhas gerais do seu mandato. Na primeira Assembleia Municipal realizada logo a seguir, Paulo Freitas foi eleito Presidente deste órgão municipal.
A Instalação dos Órgãos Municipais de Albufeira para o mandato 2013-2017 decorreu na noite de terça-feira, 15 de outubro, com o Auditório Municipal completamente lotado.
Carlos Silva e Sousa tomou posse numa cerimónia solene onde marcaram presença autoridades civis, religiosas e militares, ex-autarcas do concelho, o presidente do Turismo do Algarve (ERTA) Desidério Silva, o atual presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), David Santos, associações locais e muita população.
No seu discurso, o novo Presidente de Câmara começou por afirmar ter sido muito gratificante exercer o cargo de Presidente da Assembleia Municipal durante doze anos, tendo salientado tratar-se de um órgão muito importante, onde se decidem as principais questões ligadas ao desenvolvimento do Município. Aproveitou para agradecer a todos os elementos que com ele trabalharam durante aquele período e felicitar os novos membros da Assembleia, desejando-lhes sucesso no desempenho das suas novas funções.
O autarca salientou que na sequência do ato eleitoral do passado dia 29 de setembro a população entendeu dar uma maioria relativa ao PSD e que “a partir de agora, o que interessa é trabalhar com todos os partidos, pessoas e associações em prol do desenvolvimento e crescimento sustentado do concelho”.
Carlos Silva e Sousa acrescentou que a sua porta “vai estar permanentemente aberta para resolver os problemas e encontrar novas soluções com a ajuda de todos, para continuar um trabalho que tem dado frutos e tem sido realizado com os funcionários da Autarquia, a quem desde já agradeço a dedicação e empenhamento, com os clubes, associações culturais, Instituições de Solidariedade Social e empresários”.
E foi precisamente no campo social que Carlos Silva e Sousa colocou a tónica principal do seu discurso, referindo que a sua ação passará por estar ao lado dos mais desprotegidos e de quem mais necessita. “Necessitamos de apoiar as pessoas de menos recursos, mas necessitamos também de estar ao lado de quem promove o emprego e a economia” referiu ainda, destacando outra aposta importante para este mandato, nomeadamente no que toca “à promoção e dinamização empresarial”. Carlos Silva e Sousa referiu também que tudo irá fazer para esbater “os efeitos da sazonalidade que tanto condicionam a vida deste concelho.” A questão do processo de reequilíbrio financeiro da Autarquia foi também destacado pelo novo Presidente de Câmara, após a confirmação do visto concedido pelo Tribunal de Contas que irá permitir ao Município de Albufeira aceder à verba, no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), no valor de mais de 16,5 milhões de euros. Rigor orçamental e uma atitude humanista e solidária na prática autárquica, foram destacados pelo novo Presidente que evidenciou ainda áreas como a Educação e a Juventude como grandes prioridades para este mandato, referindo que “tudo faremos para que a nossa Juventude tenha uma voz ainda mais presente, no nosso quotidiano”. Carlos Silva e Sousa deixou ainda uma palavra de reconhecimento pela importância do trabalho de proximidade desenvolvido pelas Juntas de Freguesia, e finalizou a sua intervenção referindo que “este mandato exige de todos um grande espírito de cooperação, de responsabilidade, de humildade e de noção daquilo que é o serviço público”. “A Campanha Eleitoral já acabou,” referiu, acrescentado “ser este o tempo em que, respeitando as nossas diferenças, nos concentremos naquilo que nos une e façamos de Albufeira, o nosso grande Partido”.
Tomaram posse, para a Câmara Municipal, os seguintes eleitos: Carlos Silva e Sousa, José Carlos Rolo e Marlene Silva (pela lista do PSD), Fernando Anastácio, Célia Pedroso e Rogério Neto (pela lista do PS) e Ana Vidigal (lista do VIVA).
Os membros da Assembleia Municipal tomaram também posse durante a cerimónia, mas o Presidente daquele órgão só seria empossado após a votação que decorreu a seguir, durante a primeira sessão da nova Assembleia Municipal.
Após votação dos 25 eleitos para este órgão, Paulo Freitas foi eleito como Novo Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, sucedendo assim a Carlos Silva e Sousa.
A Assembleia Municipal é composta por 10 elementos do PSD (incluindo os presidentes das Juntas de Freguesia da Guia e da nova freguesia Albufeira e Olhos d`Água), 9 do PS (incluindo os presidentes das Juntas de Freguesia de Ferreiras e Paderne), 3 do VIVA, 2 da CDU e 1 do CDS.
Tomaram posse os seguintes cidadãos eleitos por sufrágio universal e direto em ato realizado no dia quinze de outubro de dois mil e treze:
Pela Assembleia Municipal:
Paulo Alexandre Figueiredo Freitas – Partido Social Democrata,
Francisco José Pereira de Oliveira – Partido Socialista,
Rui Miguel de Sousa Serôdio Bernardo – Partido Social Democrata,
José Geraldes de Pereira Simões – Partido Socialista,
Soraia Santos Morais – Vontade Independente Viver Albufeira,
Maria Eugénia Xufre Baptista – Partido Social Democrata,
Vera Neves Albuquerque e Castro Coelho Simões – Partido Socialista,
Cândido Augusto Marques Reigado – Coligação Democrática Unitária,
Adriano Duarte de Horta e Nogueira Ferrão – Partido Social Democrata,
Domingos Manuel Martins Coelho – Partido Socialista,
Francisco Manuel Fernandes Guerreiro – Partido Social Democrata,
Carlos Alberto dos Santos Fernandes – Partido Socialista,
Mário Samuel Raimundo Gaspar – Vontade Independente Viver Albufeira,
Ana Cristina Neves Pinto de Oliveira – Partido Social Democrata,
Ana Alexandra Pereira – Partido Socialista,
José Joaquim do Carmo Pimenta – Coligação Democrática Unitária,
Vitor José Correia Maria Vieira – Partido Social Democrata,
Leonardo Manuel Teixeira Paço – Partido Socialista,
Carlos Augusto Cabrita dos Santos – Partido Social Democrata,
Ivânia Correia Mascarenhas – Vontade Independente Viver Albufeira,
Luis Matias Afonso – Partido do Centro Democrata e Social.
Pela Câmara Municipal:
Carlos Eduardo da Silva e Sousa – Partido Social Democrata;
Fernando José dos Santos Anastácio – Partido Socialista;
José Carlos Martins Rolo – Partido Social Democrata;
Célia Maria Calado Pedroso – Partido Socialista;
Marlene Martins Dias da Silva – Partido Social Democrata;
Ana Maria Marques Simões Prisca Vidigal da Silva – Vontade Independente Viver Albufeira;
Rogério Pires Rodrigues Neto – Partido Socialista.
Texto: CMA
Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Albufeira





