Albufeira

XXIX Congresso de Pneumologia | Esclarecimento Sociedade Portuguesa de Pneumologia

congresso

Na sequência da posição apresentada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia em relação à comercialização e uso do cigarro eletrónico, a sociedade esclarece a interpretação dos factos emitidos através da comunicação social, alegando não existir qualquer relação entre a incidência de doenças respiratórias e o uso do cigarro eletrónico.

Ainda assim a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, em concordância com o que se encontra definido pelo Parlamento Europeu (PE), defende que o cigarro eletrónico deve continuar a pertencer à categoria dos produtos de tabaco, em vez de serem equiparados a medicamentos.

A SPP considerada que o tabagismo é a principal causa de doenças respiratórias em Portugal e em todo o mundo e que a incidência das mesmas pode ser reduzida através da cessação tabágica que não deve passar pelo uso do cigarro eletrónico, sendo para tal necessário novos estudos.

Acresce dizer que as doenças respiratórias, cuja causa está diretamente relacionada com os hábitos tabágicos, surge devido às cerca de 4000 substâncias existentes no tabaco (monóxido de carbono, amónia, alcatrão…).

A nicotina presente nos cigarros eletrónicos, só por si não provoca danos a nível do aparelho respiratório, mas mantem os níveis de dependência dos indivíduos, dificultando a cessação tabágica.

Categorias:Albufeira, Saúde

PlanetAlgarve