O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Guarda Nacional Republicana de Portimão capturou no decorrer dos últimos dias 2 Grifos, aves de grande porte, que nesta altura do ano efetuam a sua migração em direção ao norte de África.
Na passada sexta-feira, 25 de outubro, militares do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Aljezur foram alertados por um condutor para o facto de nas proximidades da Estrada Nacional n.º 120, entre Lagos e Aljezur, se encontrar uma ave de grandes dimensões aparentando estar debilitada.
Os militares acorreram de imediato à situação, tendo recolhida a mesma que posteriormente foi entregue pelo NPA da Guarda Nacional Republicana de Portimão no RIAS, Centro de Investigação e Recuperação de Animais Selvagens – Olhão, apresentando uma asa partida.
Durante o dia de ontem, após informação da existência de um Grifo na Zona da Marina em Lagos, o referido NPA deslocou-se ao local, tendo efetuado a recolha do referido animal.
O mesmo foi avistado dentro de água por um pescador que o retirou e aguardou a chegada da Guarda Nacional Republicana, sendo que apesar de não apresentar qualquer tipo de lesão, foi também entregue no RIAS, para ser devidamente alimentado e libertado com vista a continuar a sua rota na migração para o Norte de África.
Durante esta altura do ano, com especial incidência na zona do barlavento algarvio, é comum verificar a existência de Grifos, uma vez que utilizam aquela rota para se deslocarem em direção ao Norte de África, sendo que alguns, como é o caso dos presentes, são durante o trajeto confrontados com algumas dificuldades, designadamente de ordem física, que os impossibilitam de prosseguir a longa viagem de forma contínua.
Categorias:Algarve




