A Comissão Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve anunciou ontem ter visto satisfeita a pretensão de aumento, de 7,5 para 15 milhões de euros, das verbas para investimentos na reabilitação urbana provenientes do Fundo Jessica.
O Fundo Jessica Portugal anunciou um reforço de 50% das verbas destinadas à reabilitação urbana no Algarve e o presidente da CCDR, David Santos, manifestou a sua satisfação por o aumento ter refletido a proposta que os responsáveis regionais tinham feito ao Turismo de Portugal, gestor do fundo a nível nacional.
O presidente da CCDR do Algarve afirmou que o Algarve consegue um “aumento de 50%” das verbas já existentes, que eram de “cinco milhões provenientes do Fundo e 2,5 da região”, num total de 7,5 milhões, que “o Jessica acompanhou”, duplicando o valor para 15 milhões.
David Santos destacou que o fundo já promoveu intervenções de reabilitação urbana em três cidades algarvias: Vila Real de Santo António, Albufeira e Portimão.
Em Vila Real de Santo António, o Jessica financiou a “reabilitação e dinamização do centro histórico, no âmbito da criação de um centro comercial a céu aberto”, em Albufeira “um parque de estacionamento, ainda relativo ao Polis” litoral da cidade, com capacidade para cerca de 500 lugares e em Portimão “a recuperação de três edifícios” numa zona nobre da cidade.
LUSA





