Portimão

D. Manuel Quintas visita cidade de Portimão

O bispo do Algarve iniciou no dia 30 de novembro a visita pastoral às paróquias e ao vicariato da cidade de Portimão com encontros e visitas religiosas e civis até ao dia 15 de dezembro.

Foto de Samuel Mendona

Foto de Samuel Mendona

A Diocese do Algarve apresentou o programa da visita pastoral do seu bispo que começou naquele dia (30 de novembro) na igreja matriz com a celebração da eucaristia, revela o jornal Folha de Domingo.

O prelado visita as paróquias Matriz, a Nossa Senhora do Amparo e o vicariato do Sagrado Coração de Jesus e vai encontrar-se com os Conselhos Paroquiais, pastorais e económicos, com os jovens e pais, acólitos, casais, catequistas, crianças, adolescentes e jovens da catequese, voluntários, grupos bíblicos, os membros do agrupamento de escuteiros, de diversos movimentos e serviços das paróquias e núcleos da Caritas.

Na visita pastoral, até dia 15 de dezembro, D. Manuel Quintas também vai encontrar-se com doentes, idosos e sem-abrigo e visitar lares, centros paroquiais e centros de dia, escolas, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia, a Rádio Costa D’Oiro, a Casa de Nossa Senhora da Conceição, os hospitais, os Bombeiros Voluntários e o Lar da Criança.

Esta é a terceira visita pastoral do novo ano pastoral 2013/2014 e o bispo diocesano ainda vai visitar a paróquia de Alvor, de 5 a 12 de janeiro, a paróquia de Lagoa, de 19 a 26 de janeiro, a paróquia da Mexilhoeira Grande, de 9 a 16 de fevereiro, e a paróquia de Monchique, de 30 de março a 6 de abril.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.

Fonte: Agência Ecclesia

Categorias:Portimão

PlanetAlgarve