AGENDA

LAMA e te-Atrito apresentam “Barafunda” no Centro Cultural António Aleixo | 13 de dezembro

O LAMA – Laboratório de Artes do Media Algarve e o te-Atrito apresentam a produção “Barafunda”, a partir de Raul Brandão, no dia 13 de Dezembro pelas 21h30 no Centro Cultural António Aleixo em Vila Real de Santo António.

Barafunda - foto João de Brito

Barafunda – foto João de Brito

O texto “O Doido e a Morte”, que deu origem a esta “Barafunda”, foi escolhido não com o intuito de o fazermos tal como foi escrito, mas sim adaptá-lo. Algumas palavras são quase centenárias, mas as “linhas de força” do texto são de uma actualidade desconcertante. O conteúdo que resgatámos nas palavras de Brandão questiona a importância da existência humana; retrata uma ideologia anarca/utópica em busca de um objectivo; emancipação da mulher; critica a influência do capitalismo no quotidiano; a importância da Arte na vida humana; a prática supérflua da religião; põe em causa os valores sociais vigentes; questões estas que se enquadram perfeitamente no padrão dos nossos dias. No papel de encenador interessava-me mais o trabalho de actor e a extensão das suas capacidades/ferramentas, tais como a imaginação, improvisação, voz, corporalidade. Incidindo nas personagens de “O Doido e a Morte” fomos criando uma narrativa, quebrada pela desconstrução dos próprios actores, retratando episódios que muitas vezes acontecem nos ensaios.

João de Brito

Encenação: João de Brito

Assistência de Encenação: Tânia Silva

Interpretação: André Canário, Laura Pereira, Pedro Monteiro

Desenho de Luz: João de Brito

Realização Vídeo-Documentário: João Marco

Design Gráfico: Bruno Silva (Bua)

Produção: LAMA e te-Atrito

Projecto financiado por: Direcção Regional de Cultura do Algarve

Parceiros: ARCMúsicos, DevirCAPa, ES Tomás Cabreira, Teatro Municipal de Faro, Cine-Teatro Louletano, Teatro Mascarenhas Gregório – Silves, Cinema Ossonoba – Estoi, Centro Cultural António Aleixo – Vila Real Santo António, ACD Ferragudo

Apoios: IPDJ, Fury n’Dust, Casa da Cultura de Loulé, Teatro Lethes, Teatro Sin-Cera, RUA FM, Antena 1, One Tie, Columbus Bar, Se7e Pedras

Categorias:AGENDA, VRSA

PlanetAlgarve