Algarve

Algarve foi a região com o peixe mais caro

Foram vendidas 17,8 mil toneladas, no valor de 43,7 milhões de euros, de janeiro a outubro

QUARTEIRA - Painel de azulejos no mercado do peixe - foto Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

QUARTEIRA – Painel de azulejos no mercado do peixe – foto Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

O preço médio do pescado vendido nas lotas do Algarve foi o mais elevado do País. Segundo dados da Docapesca, respeitantes aos primeiros 10 meses do ano passado, o preço médio por quilo na região cifrou-se em 2,45 euros, enquanto a nível nacional o valor se ficou por 1,57 euros.

No período de janeiro a outubro do ano passado, a quantidade de pescado vendido no Algarve atingiu as 17,8 mil toneladas, o que rendeu, no total, 43,7 milhões de euros.

No caso da sardinha, uma das principais espécies da região, o presidente da organização de produtores Barlapescas, Mário Galhardo, reconhece que “a campanha foi boa, tal como já tinha sido a de 2012”.

Os associados da Barlapescas venderam 1,5 mil toneladas de sardinha no ano passado, no valor de 3,8 milhões de euros. O preço médio da sardinha foi de 2,24 euros por quilo.

“A pesca é cíclica, depende das águas e das condições climatéricas”, explicou ao Correio da Manhã Carlos Silva, presidente da Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Barlavento Algarvio. E acrescenta que no ano passado “houve um aumento de capturas em certas zonas do Algarve, apesar de algumas espécies terem baixado de valor”.

Fonte: José Carlos Eusébio – Correio da Manhã

Categorias:Algarve

PlanetAlgarve