Albufeira

Município comemora Dia de Reis

O Dia de Reis foi assinalado em Albufeira com um programa de comemorações levado a cabo pelo Grupo de Trabalho para apoio a Idosos do concelho que, durante a tarde de ontem, reuniu no Espaço Multiusos da cidade (EMA) cerca de 150 participantes. Teatro, fado, dança medieval, cantares, animação e palestras de prevenção preencheram a data, que assinala a chegada dos três Reis Magos a Belém para visitar o Menino Jesus.

Durante a tarde de ontem, dia 6 de janeiro, o EMA acolheu uma festa comemorativa do Dia de Reis que juntou cerca de 150 pessoas, muitas das quais pertencentes ao Grupo de Trabalho para apoio à população idosa de Albufeira, responsável pela organização do evento.

Do programa constou uma sessão de fados a cargo de dois fadistas regionais, uma peça de teatro levada a cabo pelo grupo de artes cénicas da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e as atuações do grupo coral da AHSA – Associação Humanitária de Solidariedade de Albufeira e do grupo de dança medieval do Clube Avô. Para além da vertente de animação que contou, também, com a participação dos funcionários da Divisão de Educação e de Ação Social com o número “Mochos e Corujas”, o evento incluiu ainda uma vertente informativa e de sensibilização com a intervenção da GNR e da Cruz Vermelha Portuguesa, que deixaram alguns conselhos à população idosa sobre cuidados a ter com a saúde, roubos, burlas, entre outros.

“Apraz-me assistir a todo este programa cultural que junta mais de centena e meia de idosos e os incentiva a ter um papel ativo na sociedade. É extremamente importante fomentar o convívio entre os seniores como forma de colmatar o isolamento e o ócio em que muitos deles vivem”, referiu José Carlos Rolo, vice-presidente do Município, que marcou presença no evento.

Constituído por diversas entidades, nomeadamente a Câmara de Albufeira, ACES Algarve Central – Centro de Saúde de Albufeira, AHSA, APAV, Banco de Tempo de Albufeira, Centro Paroquial de Paderne, Conferência São Vicente de Paulo de Albufeira, Cruz Vermelha Portuguesa, Fundação António Silva Leal, GNR, Centro Distrital de Faro da Segurança Social – Polo de Albufeira e Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, o Grupo funciona no âmbito da Rede Social do concelho e tem por principal objetivo promover e dignificar a imagem da terceira idade. Através desta parceria, as diferentes entidades assumem o compromisso de trabalhar em conjunto na procura de soluções para as problemáticas sociais do concelho.

O Grupo para apoio a Idosos de Albufeira reúne periodicamente com os principais objetivos de identificar os idosos com maiores problemas de isolamento social e outros problemas aditivos à idade que precisem de intervenção social e criar soluções e dinamizar iniciativas que permitam mais segurança, adaptação às suas capacidades, retardar a institucionalização, combater o isolamento e insegurança.

Por: Município de Albufeira

Categorias:Albufeira

PlanetAlgarve