Buscas estão a decorrer na região de Lisboa e no Algarve, entre outros locais
Dezenas de elementos da Polícia Judiciária (PJ) estão a realizar, esta quarta-feira, inúmeras buscas em vários locais do país, no âmbito de uma investigação sobre uma fraude no Serviço Nacional de Saúde (SNS), confirmou ao PÚBLICO fonte daquela polícia.
A operação está a cargo da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, que está a realizar buscas na região de Lisboa e no Algarve, entre outros locais. Neste momento, não é possível saber mais detalhes sobre a investigação já que a operação ainda está a decorrer.
Há mais de um ano que o Ministério da Saúde trabalha em estreita colaboração com a PJ com o intuito de desmantelar vários grupos, alguns que envolvem médicos e farmacêuticos, que se dedicavam a defraudar o SNS, normalmente com esquemas ligados à falsa prescrição de medicamentos e recebimento indevido das respectivas comparticipações pagas pelo Estado.
Em Dezembro passado, o director da PJ, Almeida Rodrigues, afirmou numa conferência, em Loures, que as fraudes na Segurança Social, Saúde e fisco atingiram mais de cem milhões de euros no último ano. Em Julho, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, tinha afirmado que as fraudes reportadas no SNS já envolviam 130 milhões de euros.
Fonte: Mariana oliveira / Público





