Nacional

TEMPORAL DE 6 JANEIRO DE 2014

Em 6 de janeiro verificou-se um agravamento do estado do mar em Portugal Continental, com particular incidência na costa oeste. Tal agravamento intensificou-se a partir das 09 horas, e apenas a partir das 00 horas de 7 de janeiro começou-se a registar um ligeiro enfraquecimento.

onda

O Instituto Hidrográfico, através da rede permanente de boias oceanográficas, registou a ondulação ao largo de Leixões e de Sines, durante o período de temporal. Destes registos é de salientar o seguinte: 
Leixões – As alturas de onda estiveram, consistentemente, acima dos 10 metros, com um valor máximo observado de 13.5 metros às 14h00. Quanto ao período da onda, verificou-se também um aumento acentuado a partir das 09 horas, com períodos máximos superiores a 25 segundos.

Sines – As alturas de onda excederam frequentemente os 11 metros, com vários registos acima de 14 metros; o valor máximo registado foi 14.9 metros às 21h00 horas. No período da onda, verificou-se também um aumento acentuado a partir das 09 horas, com períodos máximos superiores a 25 segundos.

???????

Figura 1 – Série temporal da altura da ondulação observada ao largo de Leixões.

?????

Figura 2 – Série temporal da altura da ondulação observada ao largo de Sines.

Por: Marinha

Categorias:Nacional, Ocorrências

PlanetAlgarve