A Casa da Cultura de Loulé comemora este ano 35 anos de existência no panorama cultural. Nesse âmbito, para assinalar esta data, esta associação cultural leva a cabo um programa de iniciativas que tem por objetivo mostrar ao público o que tem sido o trabalho da coletividade desde a sua fundação.
Assim, no próximo dia 25 de janeiro, pelas 17h00, na sede localizada no Parque Municipal de Loulé, a Casa da Cultura vai dar a conhecer ao público as atividades que irão integrar este programa comemorativo ao longo de 2014. Paralelamente, serão apresentados alguns trabalhos em vídeo, dança, música, poesia e teatro de algumas iniciativas que têm sido realizadas.
Performances, exposições, teatro, encontros, tertúlias, espetáculos de música, artes visuais ou atividades desportivas serão algumas das iniciativas previstas neste programa. Um dos destaques vai para a realização da 20ª edição do Festival Internacional de Jazz de Loulé, evento marcante para a história da Casa da Cultura, que ultrapassou largamente as fronteiras do Concelho de Loulé e é hoje uma das referências dos festivais de jazz realizados em Portugal.
No ano em que se assinala o 40º aniversário do 25 de Abril, a Casa da Cultura associa-se a esta data já que os ideais de Abril estão bem presentes em toda a sua atividade desde a fundação. A poesia e a música que marcaram a Revolução, uma exposição temática e tertúlias sobre o 25 de Abril são algumas das propostas para celebrar a efeméride.
Entre muitas outras atividades, as comemorações do 35º aniversário da Casa da Cultura de Loulé culminam com uma Exposição Documental sobre a coletividade, patente ao público na sua sede, e uma Gala de Aniversário.
Desde a sua fundação, em 1979, por um grupo de cidadãos que reconheceu a necessidade de uma intervenção cívica que dinamizasse a vida cultural da cidade, que a Casa da Cultura de Loulé promove uma dinâmica associativa demonstrada em todas as iniciativas que abraça. Com condições físicas extraordinárias, numa sede recentemente criada na antiga Casa do Pombal, no Parque Municipal de Loulé, e sistemáticos corpos sociais imbuídos de uma dinâmica reconhecida, a Casa da Cultura de Loulé tem-se imposto como referência no tecido associativo local e regional.
Cumprindo o seu estatuto, a Casa da Cultura de Loulé promove a intervenção social na comunidade através das atividades lúdicas com várias idades e na permanente agenda de eventos culturais reconhecidos pela população.
As atividades que promove têm vindo a adquirir crescente relevância no calendário cultural da vida algarvia, com destaque para a realização do Festival Internacional de Jazz de Loulé. Ao longo dos anos a Casa da Cultura tem promovido um leque diversificado de atividades, estando patentes em todas elas três grandes linhas orientadoras: a organização, a formação e a divulgação de eventos culturais, bem como de atividades de fomento da prática desportiva e educação ambiental.
Por mérito e ousadia da sua produção e programação a Casa da Cultura de Loulé ganhou um lugar próprio na vida cultural, conquistou e formou os seus públicos e é hoje uma associação de referência no Algarve. Do teatro, música, às artes visuais são muitos os exemplos de produção que ao longo destes anos os mais variados artistas procuraram na Casa da Cultura uma possibilidade de criação. Mais do que organizar conteúdos para espetadores passivos, a Casa da Cultura de Loulé é um espaço onde as “pessoas criam cultura desde 1979”.
Por: Município de Loulé





