ALGAR arranca com nova Campanha para as Embalagens Recicláveis e Previne a Produção de Resíduos.
A ALGAR, S.A., empresa certificada e responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos no Algarve, tem em curso uma nova campanha de sensibilização para a correta separação/deposição dos resíduos de embalagens recicláveis e o uso eficiente dos ecopontos.
A iniciativa está a decorrer com a colaboração das 16 Câmaras Municipais do Algarve que garantem o envio do folheto informativo da campanha a toda a população da região.
O objetivo é esclarecer a população sobre as regras de utilização dos ecopontos. Nos ecopontos apenas se deve colocar resíduos de embalagem (no contentor Amarelo – as embalagens de plástico, metal e cartão para alimentos líquidos, no contentor Verde – as embalagens de vidro e no contentor Azul – papel escrita e embalagens de papel e cartão) e ao mesmo tempo, a campanha também pretende corrigir os erros mais frequentes.
No Contentor Azul são depositadas incorretamente embalagens de cartão sujo com produtos orgânicos ou químicos. O teor de humidade ou gordura nestes resíduos não permite que sejam reciclados.
Frequentemente surgem sacos fechados com restos de alimentos no Contentor Amarelo. Verifica-se também a presença de outras embalagens que poderiam ser colocados noutros contentores, nomeadamente o vidro (no contentor verde) e o papel ( no contentor azul).
No Contentor Verde deteta-se sobretudo erros como a colocação de loiças (pratos, copos, chávenas, jarras) ou espelhos, lâmpadas e vidro de janela entre outros. A composição deste tipo de vidro é diferente da composição do vidro das embalagens, que funde a uma temperatura diferente, quando reciclado.
Os conteúdos informativos desta campanha foram criados com o apoio da Sociedade Ponto Verde e têm a particularidade de utilizar o código de cores ColorAdd, que permite ao daltónico relacionar os símbolos e facilmente identificar toda a paleta.
Sempre com a preocupação ambiental presente, a ALGAR procurou criar um folheto informativo que funcionasse como uma sinalética, por forma a permitir a sua utilização continua e desse modo prevenir a produção de resíduos. Como tal, o folheto que é impresso em papel reciclado, possui um íman para poder ser fixado em local visível, de fácil acesso à consulta sobre os resíduos de embalagem que podem ser colocados no ecoponto.
No verso da referida sinalética estão disponíveis todos os contatos da empresa, a listagem do resíduos admitidos nas instalações da ALGAR e como pode visitar as diversas atividades da empresa.
Por: Maria-João Carolino | Gabinete de Comunicação e Imagem da Algar



