Município de Albufeira abre nova sala de leitura para o Arquivo Histórico. A salvaguarda da documentação produzida pela Câmara no decurso da sua atividade, bem como a valorização e divulgação de um património arquivístico fundamental para a construção e preservação da memória coletiva do Concelho fazem parte dos objetivos daquele equipamento que integra a Rede Portuguesa de Arquivos e a Rede de Arquivos do Algarve.
O Arquivo Histórico Municipal abriu uma nova sala de leitura, onde funcionavam as antigas instalações da Ludoteca de Albufeira. O espaço que foi agora reafectado exclusivamente para consulta da documentação mais antiga do Concelho, nomeadamente atas de reuniões de Câmara e de vereação e coleções de fotografias, funciona de segunda a sexta, na parte da manhã, entre as 9h00 e as 12h30 e à tarde, a partir das 13h30 até às 17h00.
Paralelamente à consulta de documentos, quem se deslocar às novas instalações do Arquivo Histórico pode aproveitar para ver a exposição “Desenhos da Prisão”. A mostra que vai estar patente ao público até ao próximo dia 9 de junho, insere-se no âmbito das Comemorações do Centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e exibe a faceta de artista plástico do grande líder político e pensador português.
A partir de hoje, o Arquivo fica a funcionar com dois polos: o edifício principal no Beco José Bernardino de Sousa, perto do Museu Municipal, onde é possível encontrar toda a documentação respeitante ao período que vai de 1504 a 2001 (informação referente à Câmara Municipal de Albufeira, Administrador do Concelho de Albufeira e Cine-Pax) e a nova sala de leitura, na Rua João Bailote. Refira-se que esta nova realidade traduz o esforço contínuo da Autarquia para melhorar o funcionamento e a qualidade dos serviços prestados à população.
O Arquivo Histórico de Albufeira encontra-se instalado num edifício de construção muito antiga que terá sido, em séculos passados, dependência da casa dos Alcaides e casa de repeso de carvão. Em 1992, graças à sua localização, bem no centro do Cerro da Vila, zona primitiva da urbe, dentro do perímetro da muralha e na proximidade da rampa que dava acesso à porta do Castelo, o edifício sofreu obras de adaptação para funcionar como Arquivo Histórico. Pertence à Rede Portuguesa de Arquivos e, desde 2010, integra, igualmente, a Rede de Arquivos do Algarve, da qual fez parte da Comissão Instaladora.
Por: Município de Albufeira
Categorias:Albufeira




