A Gala do Desporto está de regresso ao Pavilhão Desportivo de Albufeira para prestar homenagem a atletas, treinadores, clubes e associações locais. Para a edição de 2014, a Autarquia tem preparado um programa especial, que irá contar com a presença do selecionador nacional de Futebol, Paulo Bento e do campeão nacional de Motocross, Rúben Faria.
No próximo dia 7 de fevereiro, a comunidade desportiva do concelho volta a reunir-se para mais uma edição da já tradicional Gala do Desporto, com início marcado para as 21h00, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.
Para além da homenagem a atletas, treinadores, clubes e associações locais que se destacaram na época 2012/13, nas mais diversas modalidades, o Município volta a distinguir personalidades nacionais e concelhias ligadas ao Desporto.
A nível nacional, os homenageados serão o ex-futebolista e atual selecionador nacional, Paulo Bento, e o piloto de motociclismo, Rúben Faria. O Município irá reconhecer publicamente o contributo que ambos têm dado para a afirmação do Desporto, através dos seus relevantes percursos profissionais.
Entre as personalidades locais, destaque para a presença de Armando Carreiro Mota, ex-jogador de basquetebol profissional, e de Tito Serrão Real, ex-atleta de basquetebol e atual treinador do Imortal Basquetebol Clube.
A Gala do Desporto 2014 irá, ainda, a incluir dois momentos dedicados aos Prémios por Mérito (por Clube) e às Participações de Relevo (por Modalidade).
HOMENAGEM
PAULO JORGE BENTO
Paulo Jorge Gomes Bento é um ex-futebolista e atual treinador da Seleção Portuguesa de Futebol. Enquanto jogador ocupava a posição de médio defensivo. Começou nas escolas do Palmense, seguindo a carreira profissional no SL Benfica. Seguiram-se Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Sport Lisboa e Benfica, Real Oviedo e por fim Sporting, onde encerrou a carreira futebolística.
Foi 35 vezes internacional por Portugal e, em 2004, termina a carreira de futebolista e torna-se treinador da equipa Júnior do Sporting Clube de Portugal. Nessa mesma época conquistou o Campeonato Nacional de Juniores, e foi chamado para treinar a equipa sénior do Sporting. Conquistou em 4 épocas 4 segundos lugares consecutivos, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças Cândido de Oliveira.
Em 2010, com 41 anos, foi designado Selecionador Nacional, cargo que ocupa atualmente.
RÚBEN FARIA
Rúben Faria é um piloto de motociclismo algarvio, que fez história na edição 2013 do Rally Dakar, conseguindo a melhor classificação de sempre de um português na prova, com um honroso 2.º lugar.
Ao longo da carreira, que começou aos 8 anos de idade, tem vindo a somar os mais diversos títulos: campeão nacional de Todo-o-Terreno (1999-2000); 1.º lugar no Rally de Marrocos (2007); 1.º lugar no Rally dos Sertões (2008) ; 1.º lugar do Pax Rally (2008); e ainda soma várias participações no Rally Dakar, com vitórias em várias etapas desde a sua primeira participação no ano de 2003.
O atleta, natural de Olhão, é o piloto da equipa Red Bull KTM Factory Racing, alinhando na época de 2013/14 ao lado do espanhol Marc Coma – por três vezes vencedor do Dakar – e do norte-americano Kurt Caselli. Com a última edição do Dakar a ser a melhor da história, ficando apenas atrás do seu chefe-de-equipa na KTM/Red Bull, Cyril Després, o futuro parece risonho e Ruben aspira a voos ainda mais altos.
Por: Município de Albufeira





