A Volta ao Algarve em Bicicleta regressa às estradas algarvias pela 40.ª vez, de 19 a 23 de fevereiro, e constitui um evento de grande projeção para a região e para o Concelho de Loulé.
Sendo a prova portuguesa com melhor lista de participantes, este ano a competição contará uma vez mais com um pelotão de luxo, onde pontificam nomes como Alberto Contador, vencedor da “Algarvia” por duas vezes, Tony Martin também ganhador por duas vezes da prova e ainda o português Rui Costa, atual campeão do mundo de estrada, agora ao serviço da equipa italiana Lampre.
Refira-se ainda que nesta Volta ao Algarve participa também a equipa do Louletano/Dunas Douradas, que é uma das principais do pelotão nacional.
Durante cinco dias a prova vai percorrer praticamente todo o Algarve, com etapas que se estendem desde Faro a Sagres. No Concelho de Loulé, destaca-se a quarta etapa, que ligará Almodôvar ao Alto do Malhão (164,5km), na freguesia de Salir, muitas vezes decisiva para a classificação final na prova, e a quinta etapa, entre Tavira e Vilamoura (155,8km). Vilamoura será, de resto, a base logística da prova, fator determinante para a dinamização da atividade económica local.
Considerando o mediatismo mas também o número de adeptos que se deslocam à região para acompanhar a prova, estas duas etapas serão uma oportunidade para mostrar ao mundo tudo o que o Concelho de Loulé tem para oferecer, desde as belezas naturais do interior ao litoral onde as praias ou os campos de golfe são um dos atrativos.
Esta prova é já considerada por muitos como uma das corridas com melhores corredores e as equipas estrangeiras escolhem-na não só pelo clima favorável em relação ao resto da Europa, mas também porque goza de excelentes infraestruturas e uma organização bastante cuidada.
Para os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé, a Volta ao Algarve faz parte de um conjunto de eventos de âmbito desportivo que contribuem decisivamente para a promoção internacional do Concelho de Loulé e, por outro lado, é determinante para a dinamização da economia na época baixa do turismo algarvio.
Por: Município de Loulé





