O “Made In Algarve” que teve a sua primeira edição na Biblioteca Municipal de Albufeira foi dedicado ao tema do turismo. O evento que ocorre no âmbito da preparação do próximo período de programação 2014-2020 visa discutir a abordagem da região ao desenvolvimento futuro dos vários setores da economia, no contexto dos desafios e das orientações estratégicas do Crescimento Inteligente que reforça o foco nas empresas. O próximo debate está agendado para dia 13 de março, em Tavira.
O debate “Turismo no Horizonte 2014-2020” decorreu no dia 28 de fevereiro, com a sala da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, completamente lotada. A iniciativa integra-se no ciclo de debates temáticos “Made In Algarve” que tem por objetivo despertar o interesse das PME para o próximo quadro comunitário de apoio.
David Santos, presidente da CCDR Algarve e gestor do PO Algarve 21, disse que escolheu o Turismo para primeiro tema do debate, pelo que o local da sua realização teria, naturalmente, que ser Albufeira “o município mais turístico do País”. O Algarve, disse, tem produtos únicos, empresas de excelência, os argumentos, a capacidade e os parceiros à altura para enfrentar o desafio – bastante difícil – de escolher 30 projetos que ilustrem um leque mais alargado de atividades económicas da região, nomeadamente o Turismo, a Terra, o Mar, os Serviços e a Indústria. Estamos na reta final dos Fundos Comunitários, temos que saber aproveitar a oportunidade de apoiar as empresas na criação de valor acrescentado para a região. Temos o dobro dos Fundos, há que saber articular entre os diversos empresários para melhor canalizar e distribuir as verbas.
Estes debates servem precisamente para dar a conhecer as empresas que temos, os produtos que fazemos e para explicar a todos os parceiros as potencialidades do próximo quadro comunitário no apoio às empresas. Até ao final de Abril vão decorrer vários debates em diferentes zonas do Algarve – o próximo está marcado para Tavira no dia 13 de março. O culminar do evento está programado para o dia 9 de maio, em Faro, com uma Conferência destinada à apresentação das conclusões e que irá contar com a presença de todas as empresas que participaram nos diferentes ciclos.
Por: Município de Albufeira






