A Direção Regional de Cultura do Algarve informa que estão abertas as candidaturas aos Programas de Apoio à Ação Cultural, no Algarve, e à Edição de Obras Temáticas. O apoio financeiro, no âmbito destes programas, corresponde a uma comparticipação a fundo perdido e é suportado exclusivamente através do Orçamento da DRCAlg. Os programas são anuais e, em ambos, o prazo para a formulação de candidaturas encerra a 30 de outubro.
Os regulamentos dos programas e os formulários das candidaturas encontram-se disponíveis em http://www.cultalg.pt/Prog_Apoio/.
Todos os pedidos de apoio deverão ser apresentados, através dos formulários específicos, disponibilizados on-line, totalmente preenchidos em todos os seus campos.
O Programa de Apoio à Ação Cultural é destinado a apoiar iniciativas e projetos de agentes associativos locais/regionais, não profissionais que, pela sua natureza, correspondam a necessidades ou aptidões específicas da região.
As áreas apoiadas, no âmbito do regulamento próprio deste programa, correspondem à Difusão/Divulgação e à Criação/Produção.
Os critérios prioritários de avaliação comuns às duas áreas de apoio são:
1. Combate à exclusão social e à desertificação do interior do Algarve;
2. Educação para a cultura e para as artes;
3. Valorização do património imaterial do Algarve e preservação das tradições, memórias e identidade;
4. Revitalização de núcleos e centros históricos;
5. Inovação cultural, projectos multidisciplinares, multiculturais, trabalho em rede e parcerias.
O Programa de Apoio à Edição de Obras Temáticas sobre o Algarve, que se autonomizou do outro programa, é destinado a comparticipar os custos de edição e/ou produção de obras inéditas que desenvolvam temáticas referentes ao Algarve e que possam contribuir para promover e divulgar o conhecimento sobre a história e a identidade cultural regional. Não são elegíveis obras já editadas, ou produzidas, exceto se a reedição for aumentada, em termos de texto com conteúdos ou críticas
O apoio será atribuído, em consonância com os critérios definidos no regulamento, mediante processo de avaliação e proposta da Comissão Consultiva para a Edição.
A Comissão é composta por individualidades com reconhecido perfil profissional e académico. São membros da Comissão: Paulo Teixeira Pinto (Editora Babel); Carlos Campaniço (Teatro Municipal de Olhão); Raquel Correia (Escola Superior de Comunicação e Educação – Universidade do Algarve); Adriana Nogueira (Departamento de Artes e Humanidades – Universidade do Algarve) e Natércia Magalhães (Direção Regional de Cultura do Algarve).
Por: Direção Regional de Cultura do Algarve





