- O Roadshow Projeto 80 lança repto aos jovens: “Ocupa o teu lugar na história”
- Diversão, música e criatividade marcam as atividades oferecidas pelo Roadshow Projeto 80 aos jovens entre os 13 e os 17 anos
- A presença do Roadshow Projeto 80 em 18 escolas de 18 cidades é marcada por atividades interativas que apelam à participação dos jovens
- O Roadshow integra o Projeto 80 que incentiva os jovens a candidatarem os seus projetos de desenvolvimento sustentável
O Roadshow Projeto 80 desafia os jovens estudantes da Escola Secundária Teixeira Gomes, em Portimão, para participarem em atividades interativas que promovem o trabalho em equipa e a criatividade. Em Portimão, a paragem do Roadshow Projeto 80 tem lugar a 27 e 28 de março.
As atividades do Roadshow Projeto 80 visam inspirar os jovens estudantes para se tornarem mais empreendedores e participativos usando a criatividade e o trabalho em equipa como motores de desenvolvimento de projetos promotores de práticas sustentáveis.
A participação dos jovens alunos nas atividades do Roadshow Projeto 80 permite que desenvolvam espírito crítico, solidário e empreendedor. Competências que serão valorizadas no presente, enquanto estudantes e cidadãos, mas também enquanto profissionais e decisores do futuro.
Até 3 de abril o Roadshow Projeto 80 estará na estrada de visita a 18 escolas de 18 cidades do continente português.
O Roadshow está integrado no Projeto 80, o qual desafia os jovens a candidatarem os projetos que desenvolvem nas suas escolas e comunidades. Projetos que fomentem o desenvolvimento sustentável e que podem ser práticas de reciclagem, iniciativas promotoras da preservação de recursos naturais ou de voluntariado, entre outras. E as atividades que integram o programa do Roadshow Projeto 80 podem constituir uma fonte de inspiração para os alunos criarem ou desenvolverem os seus projetos.
As atividades do Roadshow Projeto 80:
Recicla Challenge Sociedade Ponto Verde
Os jovens são desafiados a reescrever a letra da música Ray-dee-oh, dos Azeitonas. As palavras smartphone, synchronize, stereo ou download, entre outras, darão lugar a vocabulário do universo da reciclagem e da preservação do ambiente. No final, cada equipa gravará um videoclip com a sua proposta criativa. Os vídeos serão posteriormente disponibilizados no Facebook para ser votado o melhor por escola.
Recolha de REEE Amb3E
Uma equipa de pelo menos cinco alunos, por escola, é responsável por uma campanha de mobilização junto de toda a comunidade escolar para a recolha de resíduos elétricos e eletrónicos (REEE). Uma equipa de profissionais irá depois fazer um vídeo a documentar os esforços de mobilização dos alunos que será divulgado nas plataformas do projeto e da escola.
Os estudantes são também convidados para o jogo “Apanha os REEEs”. Numa máquina arcade feita, ela própria, a partir de equipamentos elétricos, os jovens terão que apanhar todos os REEE com um Ponto Electrão, tendo o cuidado de evitar os outros resíduos, que os farão perder vidas.
Atelier de Escultura Cimpor
Os jovens são desafiados a criar uma peça a partir de fragmentos de cimento com o apoio do escultor Bordalo II.
Missão Sorriso Music Experience Continente
Em formato de safio os jovens são convidados a interpretar, em grupos de quatro, algumas músicas dos Orelha Negra, sendo a pontuação total obtida revertida em refeições. Num total de 5.400 (300 por escola), estas refeições serão posteriormente entregues a famílias carenciadas, identificadas pela Cruz Vermelha Portuguesa e pela União das Misericórdias Portuguesas, de acordo com as necessidades mais urgentes identificadas em cada localidade.
Missão Tetra Pak
Os alunos são convidados a vestirem a pele de um jovem engenheiro florestal, alertando os jovens para a importância da preservação das florestas e dos recursos naturais e a participarem no atelier de reciclagem.
Ao longo do jogo, o personagem irá enfrentar diversos vilões, os quais representam alguns dos perigos mais comuns para as florestas, como o abate ilegal de árvores, os incêndios ou a poluição. O Pako e os alunos terão a missão de manter as ameaças longe da floresta. No final de cada jogo, o número de árvores salvas vai ditar o resultado de cada utilizador.
Encontros distritais de Associações de Estudantes
Os jovens têm oportunidade de partilhar experiências e ideias relativas a atividades que podem ser desenvolvidas nas escolas e nas comunidades onde estão inseridos. Encontros dinamizados pelo Instituto Português da Juventude.
As atividades do Roadshow Projeto 80, promovidas por Amb3E, Cimpor, Continente, Sociedade Ponto Verde e Tetra Pak, algumas das entidades patrocinadoras do Projeto 80, visam sensibilizar os jovens para a adoção de práticas mais sustentáveis e, simultaneamente pretendem ser uma fonte de inspiração para o desenvolvimento dos projetos que podem candidatar ao Projeto 80.
O Roadshow Projeto 80 tem “a boleia” da BP Portugal que através do seu patrocínio ao Projeto 80 se torna na marca de combustível oficial da iniciativa.
Projeto 80
O Projeto 80 é promovido em parceria pela Agência Portuguesa do Ambiente, pela Direção-Geral da Educação, pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Quercus e pelo Green Project Awards com o apoio do Governo de Portugal.
A edição 2013/2014 do Projeto 80 é patrocinada pela ADENE, Amb3E, BP, Cimpor, Continente, Sociedade Ponto Verde e Tetra Pak.
Mais informações disponíveis em: www.projeto80.pte www.facebook.com/Projeto80.



