Albufeira

Santa Casa da Misericórdia de Albufeira inaugurou espaço “Em Con_tato”

A inauguração do espaço “Em Con_tato” decorreu no dia 17, com a presença dos parceiros, autoridades, responsáveis dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, trabalhadores e voluntários da instituição. Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental e Capacitação da Comunidade e das Instituições são as áreas de intervenção do projeto.

O início desta semana, segunda-feira, 17 de março, foi um dia particularmente feliz para a comunidade albufeirense que viu transformadas as instalações, onde antigamente funcionava um centro de pastelaria e panificação, na rua António Aleixo, no Espaço “Em Con_tato”, uma iniciativa no âmbito do programa CLDS+ (Contrato Local de Desenvolvimento Social).

Patrícia Seromenho, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, explicou que se trata de um projeto de inclusão, destinado a pessoas e famílias carenciadas do concelho de Albufeira que só foi possível concretizar graças ao empenhamento dos parceiros: Segurança Social, Câmara Municipal de Albufeira e Instituto de Emprego e Formação Profissional. Referiu, igualmente, o esforço de centenas de trabalhadores da Santa Casa que diariamente trabalharam e acompanharam a evolução da obra, da oferta do projeto, executado por uma arquiteta que se encontrava a trabalhar ao abrigo de um contrato de inserção profissional, dos fornecedores que doaram materiais e mão-de-obra e de muitos voluntários que se quiseram colaborar, desde o início. “Nada se faz sozinho, eu sou apenas a cara visível deste sonho que, graças a toda esta gente foi possível colocar de pé em seis meses” disse Patrícia Seromenho.

A provedora informou que “o concelho de Albufeira é um dos cinco territórios do Algarve (Vila Real de Santo António, Lagoa, Faro e Loulé) a beneficiar do programa CLDS+, uma vez que foi identificado pelo Instituto de Segurança Social como um território com situações críticas de pobreza, particularmente a infantil”. Foi graças a esta situação que o Município de Albufeira convidou a Santa Casa a desenvolver o projeto “Em Con_tato”, iniciativa que desenvolve ações que contribuam para o aumento da empregabilidade e combate das situações críticas de pobreza (especialmente infantil). É apoiado por uma equipa multidisciplinar e desenvolvida em rede com as instituições do Concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que não esteve presente na fase de assinatura do Contrato, mas que deu o seu contributo aquando da escolha dos territórios a serem intervencionados. “Albufeira tem problemas sociais graves, e, tal como disse a senhora provedora, ninguém faz nada sozinho. Temos que nos unir para prosseguir o interesse público, os órgãos locais, regionais e as IPSS”. Carlos Silva e Sousa afirmou que a proximidade dos problemas, as parcerias e o trabalho em rede fazem toda a diferença “o dinheiro que veio para o projeto foi muito bem aplicado e rentabilizado e irá, certamente, dar os seus frutos a nível do combate à pobreza e a fenómenos de exclusão social, contribuindo para baixar o desemprego e a baixa qualificação profissional dos jovens e adultos da nossa cidade”.

A diretora da Segurança Social de Faro, Ofélia Ramos, destacou que o Protocolo de Compromisso no âmbito do programa CLDS+ foi assinado em junho de 2013 e tem a duração de um ano. Implicou um investimento de 330 mil euros, financiado pelo Fundo Social Europeu e por verbas provenientes dos resultados dos jogos sociais. Em Janeiro, disse, já abrangia 242 famílias e “o que se pretende, precisamente, é capacitar as famílias mais necessitadas, com vista à sua empregabilidade, bem como a evitar riscos que levem ao desvio social dos jovens”. Ofélia Ramos referiu que a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira é uma “instituição de referência” e acredita que este exemplo vai ser replicado na região. “As regras são: compreender, avaliar e agir e chegou o momento de agir em nome da equidade e da coesão social”.

Carlos Baía, diretor do IEFP, salientou que o Instituto não foi subscritor do Contrato, mas está sempre presente na parceria na área da empregabilidade, ao nível da formação profissional e da reabilitação – orientação e encaminhamento – de pessoas com deficiência. “Albufeira tem uma dinâmica muito própria, em função do Turismo. Neste momento há sinais ténues de retoma económica; no entanto continuam os problemas a nível da inserção profissional dos jovens, desemprego de longa duração e abandono escolar. Por isso este projeto é uma mais-valia, não só para a Santa Casa, como para o concelho e para os utentes que aqui irão encontrar respostas aos seus problemas”.

Depois dos discursos seguiu-se a visita às instalações e no final a Coordenadora do Projeto, Letícia Quintal, apresentou detalhadamente a iniciativa, desde os primeiros passos à definição de objetivos, eixos de intervenção, destinatários e atividades programadas.

OBJETIVOS GERAIS

Fomentar o processo de integração profissional de 1500 pessoas da população ativa desempregada, através da formação, qualificação, reconversão profissional ou integração no emprego, com recurso a um espaço físico de respostas integradas;

Dotar 530 famílias e 375 crianças e jovens de competências pessoais, sociais e de cidadania;

Criar um Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo e dinamizar uma associação de arrendatários no Bairro Social.

EQUIPA TÉCNICA: Psicólogo; Animador; Gestor; Educador; Coordenador; Estagiários; Administrativa; Auxiliar de serviços gerais

CONTACTOS

Projeto Em Contato

Rua António Aleixo, nº 22

289 514 673| 968 195 453

SUGESTÕES | scma.cldsalbufeira@gmail.com

Texto: Município de Albufeira

Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Albufeira

PlanetAlgarve