Por um Algarve cada vez mais amigo do ambiente
- Macário Correia fala aos representantes dos municípios do Algarve às instalações da ALGAR
- Visita de representantes dos municípios do Algarve às instalações da ALGAR
A ALGAR, S.A., empresa certificada e responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos no Algarve, com o objetivo de melhor a qualidade do serviço que presta à população da região, convidou todos os representantes dos municípios do Algarve a visitar as instalações da empresa no dia 17 de março, nomeadamente a Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão e o Aterro Sanitário de Portimão.
Assim, alguns presidentes de câmara e vereadores, que se fizeram acompanhar por dirigentes dos serviços municipais e de empresas municipais, participaram na iniciativa que se dividiu em dois momentos distintos. O primeiro consistiu na exibição de um breve vídeo de apresentação da ALGAR e dos vários serviços que oferece à população (recolha seletiva dos resíduos de embalagens, transferência de resíduos, compostagem de resíduos verdes, valorização do biogás em energia elétrica, deposição e monitorização dos resíduos indiferenciados em aterro sanitário e valorização Orgânica) e ainda uma visita guiada à parte operacional, nomeadamente a unidade de triagem.
O segundo momento consistiu numa reunião técnica para apresentação de alguns indicadores referentes à gestão dos resíduos produzidos nos 16 concelhos. A ação terminou com a realização de um debate aberto em que se lançou o repto junto de todos os Municípios de, em conjunto com a ALGAR analisarem soluções para melhorar as condições de recolha e de triagem dos resíduos na região, não só durante os períodos de grande aglomerado populacional, como o Verão, mas durante todo o ano.
Nos resíduos indiferenciados existe muito material reciclável que não está a ser encaminhado para os ecopontos e as autarquias estão a suportar esse custo sem necessidade.
O Administrador da ALGAR, o Eng.º Macário Correia considera que “O êxito da valorização dos resíduos reside, em grande parte, na separação correta feita na origem e para isso a colaboração e o envolvimento das pessoas e das autarquias são determinantes”.
A ALGAR crê que a reflecção dos diferentes agentes quanto ao seu papel de informar e alertar a população para a importância da correta separação dos resíduos recicláveis e da sua deposição nos ecopontos, irá contribuir para garantir que todos os resíduos produzidos sejam devidamente encaminhados para o destino final adequado.
Por: Maria-João Carolino | Gabinete de Comunicação e Imagem
Categorias:Algarve






