O mais recente Clube de Surf do país, o Albufeira Surf Clube, realizou o seu primeiro evento para promoção da prática de surf, bodyboard, SUP e skate no concelho de Albufeira, no dia 8 de Março de 2014, na praia da Galé.
- Equipa do Albufeira Surf Clube
A iniciativa, que abraçou a causa promovida pela autarquia, “Um Euro, Uma Causa”, foi um sucesso e o PlanetAlgarve falou com o presidente do clube, João Xufre.
PlanetAlgarve: Como correu a iniciativa?
João Xufre: Correu muito bem. Já contávamos com uma forte afluência da comunidade. Já tinhamos à partida 120 alunos inscritos nas aulas de Surf, de Bodyboard e de Stand Up Padel. Portanto, nós já contávamos com muitos participantes e assim aconteceu. Foi importante também a presença da comunidade que compareceu em grande número. Tivemos também as atuações fantásticas dos Ben and the Pirates e dos Sun Valley. Os miúdos do skate de Albufeira também deram um show fantástico no Fun Park. Foi muito bom e vamos repetir. Fica aqui o compromisso para o próximo ano.
PlanetAlgarve: Estamos a ver aqui uma grande afluência de pessoas…
João Xufre: Sim, estiveram aqui mais de mil pessoas. Para além dos participantes, seus familiares e outros elementos da comunidade, tivemos também aqui amigos de outros clubes da região e amigos ligados às marcas do surf importantes para o país.
PlanetAlgarve: Depois das atividades que decorrem aqui na Praia da Galé, o que está previsto ainda neste dia?
João Xufre: A seguir vamos ter um jantar no Pedras Amarelas (Praia da Galé), que vai estar lotado. Nem todas as pessoas vão poder ficar sentadas. Depois, a festa vai terminar com uma Surf Party na discoteca Sétima Onda. É uma festa nossa mas também aberta a toda a comunidade.
PlanetAlgarve: O clube é recente mas pelo que vemos já tem uma grande pujança…
João Xufre: O clube é recente mas a conversa relativa ao clube já é antiga. Nós já conversávamos sobre isto há cerca de 3 anos. Desde o verão passado que tomámos a iniciativa de nos organizarmos e de aceitarmos o desafio de constituirmos um clube. Somos um grupo de amigos, damo-nos todos bem e partilhamos todos a mesma ideia. E somos pessoas que gostam de fazer as coisas com algum rigor e isso faz com que sejamos consistentes naquilo que fazemos e que os projetos que abracemos sejam feitos com rigor e assim foi. Fizemos uma festa no final da época balnear passada para angariar fundos e formámos o clube.
PlanetAlgarve: Este Open Day tem um objetivo desportivo ou algo mais?
João Xufre: Esta iniciativa tem também um cariz social. Queremos abraçar sempre causas sociais. Esse é um objetivo que está sempre na frente das nossas intenções. Tivemos cá os Bombeiros Voluntários de Albufeira, colaboraram connosco, estiveram cá a título gratuito, embora nós estivessemos dispostos a pagar os seus honorários, pois arranjámos de imediato um patrocinador com esse objetivo mas eles vieram a título gratuito, o que nós relevamos e agradecemos muito. No entanto, abraçámos uma causa, que é dinamizada pela Câmara Municipal de Albufeira, ‘1 Euro por uma Causa’, e angariámos fundos para os BVA. Não sei quanto foi porque ainda não tenho essa informação. No futuro, queremos também que os jovens carenciados do nosso Concelho, como os jovens da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e de outras instituições possam praticar o surf connosco e terem a possibilidade de o fazerem a título gratuito. Nesse sentido, em todos os eventos queremos angariar fundos para causas sociais. Outro objetivo são as causas ambientais. É nosso objetivo promover a qualidade ambiental e a defesa do ambiente. E vamos começar amanhã logo de manhã com a limpeza deste local. Por outro lado, já no próximo mês estimamos ter uma iniciativa ligada ao ambiente.
Por último, de referir que o Albufeira Surf Clube foi fundado em dezembro de 2013 com o objetivo de promover e divulgar a prática desportiva de Surf, Skate, Bodyboard, Stand Up Paddle (SUP), Snowboard e outros desportos radicais. A associação é composta por uma escola, que ensina a prática de desportos radicais aquáticos. Para além das aulas de iniciação, aperfeiçoamento e competição existe a alternativa de proporcionar momentos de experiência em qualquer uma das modalidades aos visitantes. O Albufeira Surf Clube também realiza campos de férias na Costa Vicentina (desde Sagres a Odeceixe) para todos os que pretendam experimentar as ondas da costa Sudoeste.
Reportagem: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve














