S. Brás de Alportel

ALGAR apoia plantação de árvores

A ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. e a Câmara Municipal de São Brás, no âmbito dos projetos Linka-te e Lara, coordenados pela Associação InLoco e aquela edilidade, plantaram árvores nos dias 21 e 22 de março. A ação foi enquadrada nas comemorações do Dia Internacional da Floresta.

Plantação de Plátanos junto aos Espaços Multiusos, no Bairro Social João Rosa Beatriz, em São Brás

Plantação de Plátanos junto aos Espaços Multiusos, no Bairro Social João Rosa Beatriz, em São Brás

A ALGAR apoiou esta iniciativa através da cedência de árvores para plantio, nomeadamente Plátano, Tílias, Oliveiras, Ameixieiras, Pessegueiro, Laranjeiras e Limoeiro e a oferta de cerca de 2 toneladas do Nutriverde, composto orgânico produzido pela empresa a partir dos resíduos verdes.

No dia 21, as plantações realizaram-se no Bairro Social João Rosa Beatriz, onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de São Brás, Dr. Vitor Guerreiro, o Administrador da ALGAR, Engº Macário Correia e os alunos do projeto Linka-te que assistiram a uma breve sessão de esclarecimentos dada por um técnico da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, sobre a necessidade da proteção da floresta. No dia 22 de março as atividades decorreram em Parises.

Este gesto pretende ser simbólico em função da fustigação dos incêndios ocorridos na Serra do Caldeirão em 2012”, diz o Administrador da ALGAR, Engº Macário Correia.

A ALGAR e a InLoco são parceiras no âmbito de projetos que visam a criação de hortas sociais. A associação tem larga experiência na área agrícola e florestal, pelo que neste contexto, fazia todo o sentido a associação da ALGAR a esta iniciativa, que junta o cariz ambiental ao social.

Sobre o projeto Linka-te

Visa promover o sucesso escolar e a inclusão digital, através do desenvolvimento de atividades potenciadoras da produção de competências pessoais e sociais dos destinatários, por via de processos de educação formal e não formal.

É privilegiada a intervenção com famílias, de modo a favorecer uma maior corresponsabilização parental em relação ao percurso de vida das crianças e jovens.

Tem ainda como objetivo reforçar o potencial de empregabilidade e de empreendedorismo social dos jovens, de modo a apoiá-los no processo de transição para a vida adulta e ainda a dinamização comunitária e promoção da cidadania ativa, organizando ações que contribuam para o desenvolvimento da capacidade de iniciativa e do potencial criativo dos jovens, e reforcem o seu protagonismo enquanto agentes de mudança na comunidade.

Sobre o projeto Lara – Projeto de intervenção social pós-incêndio em São Brás de Alportel

Trata-se de um projeto de intervenção social no território – mediante a implementação de um contrato local de desenvolvimento social, que integra, entre um conjunto de ações em diversas áreas, a recuperação das habitações atingidas pelo incêndio.

A iniciativa visa “revitalizar” a zona ardida do território são-brasense, “procurando devolver a esperança e a dignidade às populações atingidas pela calamidade ocorrida em 2012 e lançar a semente de um futuro com sustentabilidade”.

A ALGAR

A ALGAR é responsável pela receção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António. A ALGAR faz parte do universo empresarial do Grupo Águas de Portugal, designadamente da sub-holding para a área dos resíduos EGF, onde se processam anualmente cerca de 3,6 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU) produzidas em 165 Municípios, servindo cerca de 63% da população de Portugal Continental.

Por: Maria-João Carolino | Gabinete de Comunicação e Imagem da Algar

 

PlanetAlgarve