Albufeira prepara-se para voltar a ser palco de cinco dias de desporto e convívio com o regresso da Festa do Basquetebol Juvenil. De 9 a 13 de abril, o Município será o anfitrião da edição de 2014, que junta cerca de um milhar de atletas e centenas de juízes, técnicos, dirigentes e familiares. O evento foi ontem apresentado no pavilhão desportivo Francisco Neves, um dos equipamentos que irá acolher os jogos.
O pavilhão Francisco Neves, conhecido como o antigo pavilhão do Imortal Desportivo Clube, foi o local escolhido pela organização da 8.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil para apresentar o evento, durante o final da manhã da passada quarta-feira. A festa da juventude, do convívio, da família e do desporto vai decorrer de 9 de abril, com a chegada das comitivas e sessão de boas-vindas, a 13 de abril, data das Finais e da cerimónia de encerramento.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Autarquia associa-se à iniciativa que, durante cinco dias, transforma Albufeira na capital da modalidade. “Sentimo-nos honrados por acolher e apoiar um dos maiores eventos desportivos a nível nacional que nos permite, por um lado, potenciar o investimento feito ao nível das infraestruturas desportivas e, por outro lado, garantir uma linha de continuidade na aposta que temos vindo a fazer na formação das camadas juvenis através dos apoios concedidos aos clubes desportivos do concelho”, evidenciou o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa.
Na competição participam as seleções de todos os distritos do país, num total de 72, constituídas pelas futuras esperanças do basquetebol nacional, rapazes e raparigas com idades entre os 14 e os 16 anos. Para Manuel Fernandes, diretor técnico nacional de Basquetebol, “a Festa do Basquetebol tem um significado muito especial já que vem dar resposta ao anseio de milhares de jovens jogadores da modalidade que, ao longo da época, sonham em vir a Albufeira representar a sua região, conviver e fazer amizades”.
Além da promoção do desporto e da modalidade, o evento tem uma forte componente cultural e social, traduzidas no prémio Fair-Play e na ação Basket Solidário que, este ano, reverterá a favor da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.
Durante a apresentação do evento, Ana Herculano, presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, fez questão de frisar que “Albufeira é a grande cidade do basquetebol no Algarve”, realçando a importância da Festa do Basquetebol Juvenil para a promoção da região algarvia, do concelho de Albufeira e da modalidade.
Refira-se que esta é uma iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com o apoio do Imortal D.C., Clube de Basquete de Albufeira e Associação de Basquetebol do Algarve.
A FESTA EM NÚMEROS
5 Dias
18 Regiões
72 Seleções Regionais
1000 Jogadores
144 Treinadores
78 Árbitros
72 Dirigentes
18 Técnicos Nacionais
56 Membros da Organização
9 Fisioterapeutas
2000 Familiares
198 Jogos
5 Pavilhões Desportivos
15 000 Refeições
5 000 Dormidas
Dossier FESTA DO BASQUETEBOL 2014
Por: Município de Albufeira







