Teve início no passado mês de janeiro, em Silves, o projeto piloto L.E.R. Cãofiante. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Silves (através da sua Biblioteca Municipal e sector de Psicologia) e o Agrupamento de Escolas de Silves e pretende ajudar um grupo controlado de alunos de uma turma de 3.º ano da Escola EB n.º 1 de Silves a superar as suas dificuldades ao nível das competências leitoras e da relação entre pares, beneficiando da presença de ouvintes atentos e facilitadores do processo terapêutico: os cães.
Neste processo são utilizados dois cães: o Benny (labrador) e a Pipa (schnauzer) que mensalmente se deslocam ao referido estabelecimento de ensino e que funcionam como um estímulo multissensorial, que fomenta a atenção, a concentração e a cooperação das crianças nas tarefas propostas, contribuindo para elevar a expectativa das crianças relativamente à sua capacidade para superar dificuldades e aumentar a sua autoestima.
O projeto L.E.R. Cãofiante foi inspirado no programa R.E.A.D. que já é dinamizado em inúmeras escolas dos Estados Unidos, Canadá e, também, em alguns países europeus, com algum grau de sucesso.
Hoje, a sessão contou com a visita de uma equipa e da RTP Informação e do programa “Queridas Manhãs” (com Júlia Pinheiro) da SIC.
Por: PRAVI Núcleo de Faro
Categorias:Silves






