AGENDA

Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | De 12 a 20 de abril

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios será assinalado em Silves, de 12 a 20 de abril, através da promoção de um programa comemorativo onde estão contempladas, entre outras atividades, palestras, visitas guiadas, dia aberto na oficina de conservação e restauro do município e atividades lúdicas. As ações são promovidas pela Câmara Municipal de Silves (CMS) e têm por base a temática “Lugares de memória”, lançada pela Direção Geral do Património Cultural em colaboração com o ICOMOS Portugal.

cartaz

O primeiro dia de comemorações – 12 de abril – abrirá com a palestra e passeio “Resgatar do esquecimento as noras do Vale das Barradas de Messines”, por Isabel Grade, do sector de Património Histórico da CMS, pelas 15h00, na Junta de Freguesia de S.B. Messines. Dar a conhecer a riqueza patrimonial do Vale das Barradas e interpretar os diversos sistemas de elevação de água nele existentes, é o principal objetivo desta ação. À mesma hora, mas na Sé Catedral de Silves, Francisco Teixeira, da Universidade do Algarve, dará a conhecer contextos históricos e sociais associados a este local numa palestra intitulada “Memórias sagradas”.

Dia 14 de abril, das 10h00 às 12h00, a Divisão de Património Histórico-Arqueológico e Museus (DPHAM) da CMS dará a conhecer ao público infanto-juvenil a sua oficina de conservação e restauro. Nesta atividade os participantes poderão observar pequenas intervenções ao vivo complementadas com atividades educativas, por forma a que os mesmos conheçam, quer a disciplina da conservação e restauro, quer a importância do seu papel na recuperação da memória do passado. Neste dia, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 16h30 haverá, também, visitas guiadas ao Castelo de Silves, onde o público em geral poderá conhecer alguns dados históricos associados a este lugar, que em tempos foi local de residência de uma classe administrativa durante a ocupação islâmica de Silves.

“Silves: Memórias ao longo de um eixo viário” é o nome do passeio guiado que irá decorrer na manhã do dia 15 de abril, a partir das 10h00. Dirigida ao público em geral, a atividade pretende mostrar o património variado existente ao longo de uma via de comunicação localizada na cidade, desde a Ermida dos Mártires até à Cruz de Portugal. Nesta mesma tarde, pelas 18h00, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS), José António de Jesus Martins, conduzirá a conferência “Vivências e convivências de judeus e cristãos-novos no Reino do Algarve da época dos Descobrimentos”. Dar a conhecer particularidades sobre as comunidades judaicas durante a referida época no Reino do Algarve, em geral, e na cidade de Silves, em particular, são os objetivos desta atividade.

O MMAS será, também, palco da atividade lúdica “À procura da Páscoa”, que abrirá o programa de atividades de 16 de abril. Aqui, entre as 10h00 e as 12h00, e através de um jogo com a temática da Páscoa, o público infanto-juvenil irá conhecer de forma cativante o museu. Da parte da tarde, a partir das 15h00, os participantes do Desporto Sénior do Algoz participarão na atividade “Da minha mente para os lugares de antigamente”. Nesta ação serão recolhidas e registadas pelos colaboradores da DPHAM da CMS as vivências da população sénior associadas aos lugares de identidade coletiva.

As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em Silves, terminarão no dia 18 de abril, com visitas ao poço-cisterna do MMAS, entre as 10h00 e as 13h00. Dar a conhecer e transmitir alguns dados históricos associados ao monumento, classificado como Monumento Nacional, são alguns dos objetivos desta ação dirigida ao público em geral.

Relembre-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), a 18 de abril de 1982, tendo como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património cultural bem como dos esforços que a sua proteção, valorização e conservação requerem. Os temas escolhidos anualmente pretendem promover uma ligação transversal a todas as realidades, quer estas sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais. Em Portugal, a Direção Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove em 2014 o tema “Lugares de Memória” que pretende destacar que, dentro do espírito de que na multiplicidade de funções, idades ou lugares, o Património guarda em essência uma natureza evocativa e de celebração, levando, através das atividades a organizar no âmbito da efeméride, os cidadãos a reencontrarem os valores e memórias no manancial da história do património.

O telefone 282 444 100 e o endereço de correio eletrónico jorge.correia@cm-silves.pt são os contactos da Divisão de Património Histórico-Arqueológico e Museus disponíveis para o fornecimento de informações detalhadas e marcações.

O programa detalhado das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Silves está disponível para consulta no portal da CMS em http://www.cm-silves.pt ou no ISSUU.

Por: Município de Silves

Categorias:AGENDA, Silves

PlanetAlgarve