Faro

Baixa de Faro regista revitalização

É com entusiasmo que o Município de Faro tem observado a abertura de novos estabelecimentos comerciais na Baixa de Faro nestes últimos dias, e aproveita para desejar aos recentes negócios e aos seus promotores os melhores êxitos comerciais.

Faro

Faro

Conforme se deu nota em tempo oportuno, esta semana abriram dois estabelecimentos inseridos no programa “Activar a Baixa!”, iniciativa com a qual a Ambifaro consegue revitalizar algum do pequeno comércio tradicional na zona nobre da cidade, reativando imóveis que se encontravam devolutos. Esta semana dar-se-á mais uma abertura, com a entrega de um imóvel para restauração.

Mas entretanto, e fora do âmbito do programa, estão a florescer negócios em diversas áreas dando a conhecer uma Baixa de Faro que está a voltar a ser capaz de captar investimentos e a despertar um interesse e entusiasmo inusitados, após quase duas décadas de forte recessão e desertificação. Só esta semana, sertão inauguradas duas novas casas de restauração e, nas próximas semanas, abrirão três unidades hoteleiras.

Com esta tendência, cresce também o número de turistas e visitantes na mais tradicional zona comercial farense. É sinal que apostas em medidas objetivas de reabilitação e revitalização urbana, como a criação das três Áreas de Reabilitação Urbana (ARU’s) e o programa “Activar a Baixa!” estão já a dar os seus frutos. A isto alia-se, como não poderia deixar de ser, o espírito empreendedor e inovador dos novos empresários que, abrindo os seus estabelecimentos comerciais, geram mais emprego e riqueza para o concelho farense.

Ao Município cabe continuar a apoiar o empreendedorismo, agilizando e desburocratizando processos administrativos e incentivando fiscalmente a recuperação de edificado. Concretamente nas nas ARU’s, onde o promotor pode contar com isenções de taxas de licenciamento, de IVA nas obras, de IRS, de taxas urbanísticas e de IMI durante 5 anos. Conta ainda com uma dedução de 30% dos custos em sede de IRS e de um abatimento de 50% no que toca ao IMT.

Assim progredindo, Faro está no caminho certo!

Por: Município de Faro

Categorias:Faro

PlanetAlgarve