AGENDA

“Bibliotecas e Práticas de Leitura no Algarve” em palestra | 5 de abril

“Bibliotecas e Práticas de Leitura no Algarve” é o título da palestra que irá ser proferida por Patrícia de Jesus Palma, doutoranda no curso de Estudos Portugueses, especialidade de História do Livro e Crítica Textual, às 11h00 do próximo dia 5 de abril, na sala 2.35 da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (edifício 1), no Campus de Gambelas.

ciclopalestrasciac

A iniciativa decorre no âmbito do ciclo de palestras “Livro: passado, presente e futuro”, uma organização conjunta do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Biblioteca da Universidade do Algarve e da Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira.

Patrícia de Jesus Palma, doutoranda no curso de Estudos Portugueses, especialidade de História do Livro e Crítica Textual, será a palestrante convidada e  apresentará um conjunto de dados inéditos sobre bibliotecas e usos dos livros no Algarve durante os séculos XVIII e XIX.

Sobre a palestra

A posse de livros e a prática da leitura têm sido, ao longo dos tempos, aplicações próprias de uma elite, constituindo o elevado número de analfabetos um argumento recorrente para justificar a fina espessura de instituições de leitura.

Nesta palestra, pretende apresentar-se um conjunto de dados inéditos sobre bibliotecas e usos dos livros no Algarve, durante os séculos XVIII e XIX, que permitirá problematizar a imagem cristalizada – pelo senso comum e pela bibliografia especializada – de uma região sem livros e sem leitores, sobretudo neste período.

Sobre a palestrante

Patrícia de Jesus Palma é doutoranda no curso de Estudos Portugueses, especialidade de História do Livro e Crítica Textual, da FCSH-Universidade Nova de Lisboa. O seu projeto visa compreender as condições em que se desenvolve a cultura literária em espaço periférico no Portugal Contemporâneo (Algarve: 1772-1910), sendo financiado pela FCT e acolhido pelo Centro de História da Cultura daquela Universidade. Colabora também no projeto internacional «Circulação transatlântica dos impressos: a globalização da cultura no século XIX (1789-1914)», com pesquisa sobre dois eixos principais: os agentes de intercâmbio entre países (livreiros e editores) e a circulação e receção da edição brasileira em Portugal.

Sobre estes temas tem realizado ou participado ativamente em exposições, eventos científicos e colóquios e preparado estudos originais para publicação.

Por: UAlg

Categorias:AGENDA, Faro

PlanetAlgarve