Depois de termos noticiado AQUI a presença do Algarve, especialmente do Município de Albufeira na BTL 2014, apresentamos agora o balanço final do certame, com mais 60 fotos exclusivas PlanetAlgarve / JMD Series.
26.ª edição da BTL cresce 5% no número de visitantes e 9% no número de profissionais estrangeiros
- Célia e Reinaldo Teixeira no stand da Garvetur com Isolete Correia, diretora da Marina de Vilamoura, com o prémio recebido no certame “Melhor Marina de Portugal”
- Isolete Correia, diretora da Marina de Vilamoura, com o prémio recebido no certame “Melhor Marina de Portugal”
- Macau
- Amazónia
- Amazónia
- Arquipélago da Madeira
- Tunísia
- Marrocos – representantes marroquinos fizeram questão em ser fotografados com o representante do PlanetAlgarve, Jorge Matos Dias
Com um acréscimo de visitantes na ordem dos 5% face à edição de 2013, atingindo um total de 68.250 entradas registadas, a 26.ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo encerrou portas no passado domingo com a organização a fazer um balanço muito positivo.
A BTL recebeu mais de 35 mil profissionais do turismo, registando um crescimento de 9% no número de profissionais estrangeiros que alcançou os 2.882, sendo os profissionais nacionais perto de 33 mil. No horário para o grande público, de 14 a 16 de Março, a Feira Internacional de Turismo recebeu mais de 32 mil visitantes que aproveitaram as condições exclusivas da BTL, nomeadamente na oferta promocional que os operadores trouxeram ao certame.
A BTL, salão que é uma referência para a indústria do turismo nacional e da lusofonia, consolida-se um ano mais como uma plataforma privilegiada para o negócio turístico no país e no estrangeiro, quer pelo papel agregador entre os operadores de mercado, quer para o público que aderiu em força ao certame motivados pelas centenas de promoções e descontos para as férias da Páscoa e escapadas em Portugal e no estrangeiro.
De acordo com Fátima Vila Maior, directora de área de feiras da FIL e responsável pela BTL, “a edição de 2014 da BTL superou as expectativas da organização. Crescemos no número de visitantes totais, mas especialmente nos visitantes profissionais estrangeiros, o que é um excelente indicador para o nosso turismo nacional e para a economia Portuguesa. No que respeita ao grande público, a organização da BTL sentiu que as empresas responderam ao repto lançado e mobilizaram-se de tal forma em torno deste evento que foram os grandes responsáveis por este balanço positivo. Ao trazerem para a BTL o triplo da oferta promocional da edição passada, as empresas imprimiram um grande dinamismo a esta vertente da BTL, voltando a trazer ao certame todos aqueles que procuram as melhores ofertas para as suas férias no primeiro momento em que os operadores as têm disponíveis. Pelo calendário em que a BTL é organizada, é aqui que os visitantes encontram as primeiras ofertas estruturadas para a Páscoa, o Verão e os mais variados short-breaks. Trata-se de um balanço positivo que reflete os bons resultados do Turismo de 2013 e aponta para um ano turístico favorável também em 2014”.
BTL mais internacional reforça Meeting Industry
A edição de 2014 da BTL contou com 36 destinos internacionais, dos quais 11 estiveram presentes pela primeira vez na Feira Internacional do Turismo: Amazonas, Andorra, Áustria, Bósnia Herzegovina, Campinas, Ceará, Filipinas, Gramado, Pará, Timor Leste e Vitória.
O programa de Hosted Buyers (profissionais convidados pela organização) que alcançou nesta edição as 400 presenças, oriundos de 29 mercados inscritos, um crescimento face à edição anterior, com uma aposta reforçada de mercados emergentes, Norte da Europa e Rússia.
No segmento Meeting Industry, uma aposta particular da organização da BTL, esta edição acolheu compradores internacionais deste segmento de quatro mercados estratégicos na Meeting Industry: Alemanha, Brasil, Canadá e EUA.
Start-ups de Turismo com saldo positivo
As start-ups do sector do turismo que este ano contaram com um espaço próprio para se promoverem estiveram também em destaque nesta edição da BTL. Cerca de 30 start-ups marcaram presença respondendo ao desafio lançado pela organização de participarem nesta edição contando com condições especiais. O espaço captou pela sua oferta a atenção dos visitantes, antecipando-se para 2015 o objectivo por parte de organização em manter e aumentar a área das start-ups que contribuirão com propostas inovadoras e diferenciadoras para o sector.
BTL palco de excelência do turismo da lusofonia
Inaugurada a 12 de Março, pelo Ministro da Economia, António Pires de Lima, a BTL acolheu nesse mesmo dia o I Fórum de Negócios e Investimentos no espaço da CPLP, organizado pela Organização Mundial de Turismo (OMT) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o apoio do Secretário de Estado de Turismo de Portugal e da Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos, e que contou com mais 300 participantes, contando com intervenções de várias personalidades e governantes dos PALOP ligados à área do turismo.
Por: Organização da BTL 2014
Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve















