“Momentos de Abril” é o tema da exposição que a Câmara Municipal de Loulé e a Comissão Concelhia das Comemorações dos 40 anos do 25 de abril inauguram esta sexta-feira, dia 4 de abril, pelas 19h00, na Galeria de Arte do Convento Espirito Santo, em Loulé.
José Tavares e Álvaro Tavares convidam-nos a revisitar os lugares e as gentes que fizeram o 24 de abril de 1974. São 22 fotografias que nos fazem deambular pelas ruas de Lisboa e sentir a emoção do novo Estado livre que estava a nascer.
Álvaro Tavares foi, até à sua reforma em 2007, editor adjunto de Fotografia do “Diário de Notícias” e na altura da “revolução libertadora” era repórter no Jornal “República”; José Tavares (já falecido) trabalhava no “Diário de Lisboa”. Naquele dia 24 de abril de 1974 cruzaram-se na marginal, perto da Cruz Quebrada, às 7h30. Circulavam em sentido contrário e foi José Tavares que deu a notícia ao irmão: “Houve um golpe de Estado!”, ao que Álvaro Tavares terá perguntado: “Onde?” e o irmão terá respondido: “No Largo do Carmo”. Combinaram logo ali a tática: cada um ia por seu lado e, no final, distribuiriam material pelos dois jornais. E assim foi.
Esta exposição tem um carácter itinerante e depois da Galeria de Arte do Convento Espirito Santo, onde ficará até dia 10 de maio, irá percorrer várias freguesias do Concelho de Loulé.
Esta exposição conta ainda com o apoio da Associação 25 de Abril.
Refira-se que a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados, das 10h00 às 17h00.
A entrada é livre.
Por: Município de Loulé





