Desporto

Markku Alen considera “muito desafiante” o circuito do Autódromo do Algarve

O ex-piloto finlandês de ralis Markku Alen classificou hoje a pista do Autódromo Internacional do Algarve (AIA) como “uma montanha russa”, o que a torna muito desafiadora para qualquer piloto, principalmente em corridas de motos.

Markku Alen ao volante do seu famoso Fiat 131 Abarth

Markku Alen ao volante do seu famoso Fiat 131 Abarth

Markku Alen está hoje no Autódromo do Algarve… a guiar o Fiat 131 Abarth. O mítico piloto finlandês, que passou pelo Parque de Assistência do Vodafone Rally de Portugal, está a ‘matar’ saudades de Portugal e dos portugueses, onde sempre foi muito bem acolhido, e onde se deu muito bem, até porque é, ainda hoje o recordista de vitórias da prova portuguesa do Mundial de Ralis. O piloto finlandês, está neste momento a conhecer o Autódromo do Algarve, onde roda com três carros distintos. O Fiat 131 Abarth (réplica Markku Alen), Fiat 500 Abarth e Fiat 500 Abarth Troféu.

“Gostei muito. É um circuito muito excitante, com muitas subidas e descidas, curvas cegas, o que requer muita e constante atenção”, disse à agência Lusa o ex-piloto finlandês, depois de cumprir cerca de 20 voltas ao circuito algarvio.

Markku Alen, campeão mundial em 1978 e vencedor do Rali de Portugal em cinco ocasiões, visitou o circuito algarvio, onde testou o Fiat 500 Abarth versão 595, com 1.400 centímetros de cilindrada e 170 cavalos de potência.

O ex-piloto finlandês fez cerca de 20 voltas à pista, considerando o circuito “muito excitante e difícil, mas, ao mesmo tempo, muito desafiador, já que requer uma atenção permanente aos pilotos, principalmente em motos”.

A presença de Markku Alen em Portugal coincide com a disputa do Campeonato do Mundo de Ralis, prova portuguesa que Markku Alen assegurou que tem “acompanhado com alguma emoção”.

“É uma prova emocionante, da qual guardo boas recordações de Portugal”, sublinhou Markku Alen, que venceu em Portugal em 1975, 77, 78, 81 e 87.

Para o diretor do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro, a presença de Markku Alen é “uma mais-valia para um circuito já reconhecido como um dos mais espetaculares do mundo”.

“É um motivo de orgulho recebermos e ouvirmos elogios de um dos melhores pilotos de ralis do mundo”, sublinhou Paulo Pinheiro.

Por: Lusa

Categorias:Desporto, Portimão

PlanetAlgarve