O mau tempo que atingiu o Algarve na semana passada provocou estragos no concelho de Silves, sobretudo na freguesia de Silves. A Câmara Municipal de Silves desencadeou uma ação de proteção à população em Armação de Pêra.
As Ribeiras do Enxerim e do Falacho sofreram cheias. No caso da primeira, houve necessidade de resgatar duas pessoas a norte da ponte do Enxerim. As vítimas não sofreram ferimentos nem tiveram de receber assistência médica, mas um dos bombeiros envolvido nas operações de resgate foi hospitalizado com sintomas de hipotermia. Registou-se, igualmente, a perda de diversos animais.
Vários pontões em caminhos rurais foram danificados e na cidade de Silves ocorreram diversas inundações em espaços habitacionais, nomeadamente:
• No Parque de Máquinas da Câmara Municipal de Silves (CMS) – dentro do espaço da oficina, bem como no Canil Municipal e numa habitação que se encontra nestas instalações. A família que ai reside foi realojada em casa de familiares;
• Na zona conhecida como “Encalhe” também houve a registar uma inundação num terceiro piso, tendo essa família sido realojada em casa de familiares;
• No Bairro da Caixa d’Água houve uma inundação num rés-do-chão, problemas na cobertura de um bloco habitacional e uma inundação numa casa térrea;
• No Centro de Reabilitação do Falacho a situação foi prontamente controlada pelos Bombeiros, não havendo necessidade de proceder a realojamentos;
• Houve, ainda, uma derrocada de um muro na EN 124, entre Silves e o Falacho.
A Proteção Civil Municipal procedeu à sinalização das áreas afetadas, tendo sido realizadas pequenas obras de escoamento de águas superficiais, nomeadamente no Bairro da Caixa d’Água.
Ação de proteção à população em Armação de Pêra
Em Armação de Pêra, procedeu-se à abertura da Ribeira de Alcantarilha em todas as mudanças de maré, recorrendo, para esse efeito, a maquinaria pesada do Município. Foi monitorizado, constantemente, o nível de subida das águas na parte baixa da vila. Ainda em Armação de Pêra, houve algumas intervenções junto ao restaurante Rocha da Palha (entre a Fortaleza e o Chalé), no sentido de garantir a segurança desse espaço.
Estiveram envolvidos neste trabalhos meios e homens da CMS, da Junta de Freguesia de Silves e dos Bombeiros Voluntários de Silves.
Por: Município de Silves
Categorias:Ocorrências, Silves










