AGENDA

Historiador João Madeira apresenta obra história do PCP com tributo musical a José Afonso | 12 de abril

Integrando o programa oficial das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril no concelho, a Biblioteca Municipal de Silves promove no próximo dia 12 de abril, pelas 15h00, o lançamento do livro “História do PCP”, da autoria do reconhecido historiador João Madeira. A ação será complementada por um tributo musical a José Afonso, do Centro Local de Aprendizagem de Silves da Universidade Aberta, interpretado pelos músicos Paulo Dias, Manuel Nabais (Necas) e Elsa Vieira.

banner

Editado por Tinta da China Edições, o livro “História do PCP” apresenta-se como a primeira grande biografia do Partido Comunista Português desde as suas origens, em 1921, até ao 25 de Abril: os seus líderes, as suas lutas internas e externas, os seus apoiantes, as suas conquistas e as suas derrotas.

O autor voltará a apresentar esta obra nessa mesma noite, pelas 21h00, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, ação que será enquadrada com alguns apontamentos literários e que se realiza no âmbito de uma lógica de descentralização e itinerância culturais adotada pela BMS.

O telefone 282 442 112 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais.

Mais sobre João Madeira:

João Madeira nasceu em Lisboa, em 1955. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Obteve o mestrado em História Contemporânea e o doutoramento em História Social e Política Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autor de “Os Engenheiros de Almas: o Partido Comunista e os Intelectuais” (Estampa, 1996), “Vítimas de Salazar” (coordenação e coautoria, Esfera dos Livros, 2007), “Tribunais Políticos” (coautoria, Temas e Debates, 2008) e “1937: O Atentado a Salazar” (Esfera dos Livros, 2013). É investigador do Instituto de História Contemporânea (FCSH UNL). O Partido Comunista, as oposições ao Estado Novo e a violência política são temas de investigação a que se dedica.

Por: Município de Silves

Categorias:AGENDA, Silves

PlanetAlgarve