Algarve

Rally de Portugal Vodafone | Volkswagen consolida liderança no Mundial com vitória de Sébastien Ogier em Portugal

• Terceira vitória de Ogier / Ingrassia e quarta da Volkswagen em 2014

• Novo recorde: a mais longa série de vitórias consecutivas na história do WRC para o Polo R WRC

A Volkswagen reivindicou uma vitória suada no rali mais duro do ano. Em condições difíceis e bem variadas, os campeões em título Sébastien Ogier / Julien Ingrassia garantiram a quarta vitória da temporada do WRC 2014 para o Polo R WRC. Um  triunfo que, ao mesmo tempo, representa o oitavo sucesso consecutivo para a Volkswagen, incluindo as jornadas finais da época do ano passado. O 19.° triunfo da dupla francesa esteve longe de ser um “simples” passeio. O Rali de Portugal contou com três construtores diferentes no pódio, antecedido por duelos travados até aos décimos de segundo numa prova que teve três líderes diferentes.

Andreas Mikkelsen e Mikko Markkula com o Polo R WRC da equipa Volkswagen Motorsport II terminaram na quarta posição. Por sua vez, Jari -Matti Latvala / Miikka Anttila tiveram uma reação muito positiva depois de um acidente ocorrido na sexta-feira. Tal possibilitou à Volkswagen contabilizar valiosos pontos para o Campeonato de Construtores, uma vez que estabeleceu o segundo melhor tempo na Power Stage, atrás de Sébastien Ogier.

“O Rali de Portugal decorreu como esperávamos: muito difícil para a equipa e pilotos, mas fomos novamente bem sucedidos”, destacou bastante satisfeito o Dr. Heinz-Jakob Neußer, Membro do Conselho da Volkswagen para o Desenvolvimento Técnico. “A nossa dupla Ogier / Ingrassia demonstrou mais uma vez em condições muito difíceis toda a sua classe. Ao mesmo tempo, também a equipa realizou um trabalho fantástico.

A eficácia com que conseguiram reparar o carro do Jari -Matti Latvala após o seu acidente foi impressionante, não acontecendo qualquer penalização por excesso de tempo na paragem na zona de assistência. Outra razão para esta minha deslocação a Portugal que pretendo também realçar é a experiência que se vive perante um público tão apaixonado e que conta com muitos fãs dos nossos pilotos que, em cada passagem, os aplaudem de forma entusiástica”.

“Reconhecimentos”, pneus e ação: as histórias do Rali de Portugal

O Rali em Portugal depressa se transformou numa semana cheia de acontecimentos e sucessos para a equipa da Volkswagen. No “aperitivo” para a prova – o “WRC Fafe Rally Sprint” – Sébastien Ogier / Julien Ingrassia entraram para a sua história ao venceram perante uma multidão de 140 mil espectadores. Depois aconteceu uma persistente e diluviana chuva que tornou ainda mais difíceis as condições para a prova, forçando ao adiamento por duas vezes dos “reconhecimentos” e à diminuição da quilometragem de alguns troços devido ao estado do piso. E na sexta-feira surgiu um dia radioso de sol, o que “baralhou” ainda mais a já de si complicada escolha dos pneus: a mistura mais macia da Michelin surgiu como a escolha ideal ao longo do rali. Com apenas 16 pneus macios disponíveis (máximo permitido até ao final da prova), foi dada prioridade máxima aos pneus.

Da Austrália até Portugal: uma série de vitórias consecutivas que entra na história do WRC A vitória de Sébastien Ogier / Julien Ingrassia marcou o oitavo triunfo consecutivo para o Polo R WRC, permitindo à Volkswagen igualar a maior série de vitórias na história do Campeonato do Mundo de Ralis. A equipa venceu na Austrália, França, Espanha e Grã-Bretanha em 2013, havendo a adicionar os sucessos esta temporada em Monte Carlo, Suécia, México e Portugal. O recorde no WRC era anteriormente detido pela rival Citroën, que alcançou o mesmo feito em 2011. Em apenas 17 presenças do Polo R WRC no Campeonato do Mundo de Ralis, o carro da marca de Wolfsburg já igualou este recorde.

Efemérides a comemorar: os números por trás da vitória em Portugal

A Volkswagen comemorou mais um marco na história do Polo R WRC no Rali de Portugal. O veículo com uma potência de 315 Cv e tração às quatro rodas disputou a sua 300ª presença em provas especiais de classificação na sexta-feira.

Como já havia acontecido por ocasião das suas anteriores presenças – 50, 100, 150 e 250 – o Polo R WRC celebrou a seu mais recente conquista com outra vitória num troço. Disputados mais sete troços e registou um novo sucesso: a vitória número 200 desde a sua estreia em 2013. Até o final do Rali de Portugal, a Volkswagen tinha ganho 204 dos 312 troços em que marcou presença desde o início da temporada de 2013, o que representa uma quota de sucesso de 65 por cento.

Das 850 possibilidades de estar presente no top 3, em 459 vezes foram para o Polo R WRC. A vitória de Sébastien Ogier / Julien Ingrassia marcou a sua 24ª subida ao pódio e 14 triunfos nos 17 ralis disputados desde 2013 para a Volkswagen.

O Polo R WRC de Latvala “ressuscitou” após um esforço quase sobre humano chefiado

por um português Um desempenho verdadeiramente notável esteve por trás do regresso de Jari -Matti Latvala / Miikka Anttila ao Rali de Portugal. Um pequeno erro teve, no entanto, grandes consequências: numa altura em que ocupava a segunda posição e atacava a liderança a dupla finlandesa teve um fim prematuro, após uma saída de estrada. Nas três horas atribuídas pelo regulamento, o chefemecânico José Azevedo e a sua equipa predominantemente portuguesa voltaram a reconstruir o Polo R WRC. Foi um esforço que valeu o seu peso em ouro, tanto para Latvala / Anttila como para a Volkswagen: a equipa contabilizou mais quatro preciosos pontos no campeonato de construtores. Latvala / Anttila retribuíram a sua equipa com duas vitórias em provas de classificação. No final do rali, a dupla finlandesa assegurou o segundo lugar no Power Stage, conquistando dois pontos de bónus para os campeonatos de pilotos e co-pilotos.

Quarto lugar: prestação de Andreas Mikkelsen / Mikko Markkula limitada devido à chuva nos “reconhecimentos”

Antes da partida, Andreas Mikkelsen / Mikko Markkula realizaram um fim-de-semana de testes no terceiro Polo R WRC. Para esta segunda presença no Rali de Portugal ao volante do WRC da marca de Wolfsburgo, a equipa decidiu antes do rali criar um novo ritmo no “cantar” das notas. No entanto, a forte chuva e a má visibilidade que enfrentaram durante os “reconhecimentos” ditou que o ritmo das suas notas fosse menos detalhado do que o desejado. Na sequência do acontecido, Mikkelsen e Markkula decidiram não arriscar e limitar eventuais riscos na prova.

Ao contrário do sucedido na Suécia e no México, os tempos realizados não estiveram em pé de igualdade com os seus colegas de equipa. No entanto, o quarto lugar em Portugal representou um resultado positivo numa prova em que todos os concorrentes enfrentaram duras e difíceis condições.

Sucesso em todas as frentes: o azul e branco dominam o campeonato WRC

O sucesso no Rali de Portugal permitiu à Volkswagen consolidar a liderança nos campeonatos de pilotos, co-pilotos e de construtores. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia somam agora 91 pontos, mais 29 do que os seus companheiros de equipa Latvala e Antilla e rivais mais próximos no campeonato. Andreas Mikkelsen e Mikko Markkula ocupam atualmente o quarto lugar. No campeonato de construtores, a Volkswagen aumentou a sua vantagem sobre a rival Citroën de 14 para 69 pontos.

E depois aconteceu…

… a 19.ª vitória de Sébastien Ogier no Campeonato do Mundo de Ralis. Um triunfo especial por dois motivos: Ogier está mais próximo de Markku Alen na lista de vencedores de todos os tempos.

Com cinco vitórias em Portugal, Alen continua a ser o “rei” nesta prova, tendo marcado presença este ano no Algarve. Ogier tem agora quatro vitórias em Portugal, aproximando-se do recorde de Alen. A vitória número 19 também teve um outro prémio: Ogier foi presenteado com o seu peso em azeite na cerimónia do pódio, uma oferta da organização da prova.

Classificação Final

1. Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (F/F), Volkswagen, 3h 33m 20,4s

2. Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (FIN/FIN), Ford, a 43,2s

3. Mads Østberg / Jonas Andersson (N/S), Citroën, a 1m 12,4s

4. Andreas Mikkelsen / Mikko Markkula (N/FIN), Volkswagen, 4m 50,5s

5. Henning Solberg / Ilka Minor (N/A), Ford, a 5m 10,2s

6. Martin Prokop / Jan Tománek (CZ/CZ), Ford, a 8m 27,2s

7. Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (B/B), Hyundai, a 8m 32,3s

8. Juho Hänninen / Tomi Tuominen (FIN/FIN), Hyundai, a 8m 51,6s

9. Nasser Al-Attiyah / Giovanni Bernacchini (Q/I), Ford, a 10m 14,7s

10. Jari Ketomaa / Kaj Lindström (FIN/FIN), Ford, a 10m 36,3s

Power Stage

1. Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (F/F), Volkswagen, 8m 41,7s

2. Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FIN/FIN), Volkswagen, a 3,3s

3. Mads Østberg / Jonas Andersson (N/S), Citroën, a 4,3s

Assim vão os Mundiais

Pilotos: 1. Sébastien Ogier, 91 pontos; 2. Jari-Matti Latvala, 62; 3. Mads Østberg, 48; 4. Andreas Mikkelsen, 36; 5. Mikko Hirvonen, 36; 6. Thierry Neuville, 21; 7. Elfyn Evans, 20; 8. Bryan Bouffier, 18; 9. Martin Prokop , 18; 10. Kris Meeke, 17; etc.

Construtores: 1. Volkswagen Motorsport, 144 pontos; 2. Citroën Total Abu Dhabi WRT, 75; 3. M-Sport, 60; 4. Hyundai Motorsport, 45; 5. Volkswagen Motorsport II, 40; etc.

Próxima prova: Rali da Argentina (8 a 11 de maio)

Por: João Pereira – Marketing Volkswagen

Categorias:Algarve, Desporto, Nacional

PlanetAlgarve