Albufeira aparece no filme britânico Estranhos de Passagem, no original Dirty Pretty Things, de Stephen Frears.
A aparição surge em forma de cartaz afixado na parede do escritório do diretor de um hotel londrino onde se passa grande parte da ação.
A palavra ‘Albufeira’ surge bem visível, passando despercebido, em letras mais pequenas, ‘Praça de Touros Monumental – Bullring’.
Embora respeitemos todas as opiniões, na nossa opinião, o facto de Albufeira aparecer num filme britânico é positivo, do ponto de vista turístico. Sendo um cartaz da Praça de Touros, já não é tão positivo, tendo em conta o rumo que, na nossa opinião, a Humanidade deve seguir. A extinção das touradas tem de estar nesse rumo.
O filme em causa, ‘Estranhos de Passagem’, é muito interessante e recomendamos o seu visionamento.
Um médico nigeriano, refugiado em Londres, trabalha como taxista de dia e recepcionista de hotel à noite. Nesse mesmo hotel, Senay, uma muçulmana turca, é empregada de limpeza. Ambos são imigrantes ilegais. Um dia, ao desentupir uma sanita de um quarto, ele descobre um coração humano…
O ‘almoço’ referido na legenda pelo diretor do hotel é o coração encontrado na sanita.
O filme aborda a questão da imigração ilegal em Londres, o emprego ilegal por parte de empresários sem escrúpulos e o tráfico de órgãos humanos, subtraídos a hóspedes do hotel e também a empregados imigrantes ilegais, em troca da promessa de um passaporte falso.
As cirurgias são feitas por alguém não credenciado e na maior dos casos resulta na morte dos intervencionados. Pensando bem, afinal, o cartaz da Praça de Touros até está muito bem inserido na trama da fita.
Ficha do filme:
Título: Dirty Pretty Things
Título em Portugal: Estranhos de Passagem
Realizador: Stephen Frears
Ano: 2002
Maiores de 16
97 ninutos
Género: Crime; Drama; Suspense
Elenco: Chiwetel Ejiofor; Sophie Okonedo; Audrey Tautou
País: Reino Unido; Somália; Espanha; França
Para saber mais sobre o filme, siga os links do mesmo na lista dos filmes de 2002 na Enciclopédia do Cinema da JMD Series.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve





