Desporto

António Rosado | Um quarteirense a brilhar na África do Sul com nova vitória

O golfista quarteirense António Rosado obteve hoje uma nova vitória na África do Sul e subiu ao primeiro lugar, destacado, da Ordem de Mérito do circuito sul-africano IGT Tour. Pela segunda vez consecutiva, a bandeira portuguesa é hasteada nos sites do circuito sul-africano.

António Rosado com o troféu desta segunda vitória - foto partilhada por Valdemar Afonso

António Rosado com o troféu desta segunda vitória – foto partilhada por Valdemar Afonso

O jovem profissional algarvio venceu o torneio do IGT Séries Championship no percurso do Modderfontein GC ao concluir as três voltas com 201 (71-64-70), 11 abaixo do par, ficando em segundo lugar o amador italiano Philip Geerts também com 205.

Rosado, que no segundo dia registou a melhor volta de todo o torneio, com 64 pancadas, ganhou oito mil randes e nos três dias fez 12 birdies, três eagles, 33 pares, cinco bogeys e um duplo bogey.

Após este torneio, António Rosado lidera a Ordem de Mérito do IGT Series Championship com uma receita de 25.734 randes, estando o segundo classificado a 2.700 randes.

Enquanto amador, António Rosado foi vice-campeão nacional de amadores em 2006 e, no mesmo ano, foi um dos três jogadores convocados para representar Portugal no Troféu Eisenhower, o campeonato do mundo por equipas, que se joga somente de dois em dois anos. Como profissional, foi campeão nacional em 2009 e somou alguns vitórias no PGA Portugal Tour. Em Dezembro, acompanhou a namorada, Rita Capelinha, para Pretória, na África do Sul. Esta encorajou-o a continuar a jogar e Rosado obteve o seu segundo título no IGT Pro Tour, a segunda divisão de profissionais daquele país, a seguir ao forte Sunshine Tour.

Rosado tinha vencido, a 24 de Fevereiro, na primeira prova que disputou, o IGT Series Krugerdorp. Depois falhou o cut no Wingate, foi 20.º no ERPM e 14.º no Benoni CC. Nesta quinta-feira venceu IGT Series Centurion, no Centurion CC, em Gauteng. O português totalizou 206 pancadas (70-67-69), 10 abaixo do par 73, deixando o segundo classificado, o sul-africano Werner Van Niekerk (71-67-70), a dois shots de distância.

Após a primeira vitória, Rosado saltou para segundo na Ordem de Mérito do IGT Pro Tour, com 1200 euros em prémios – o sul-africano Ocker Strydom era então o primeiro desta, com €1500.

António Rosado conquistou esta segunda vitória no Championship Modderfontein Golf Club, que se iniciou na segunda-feira, no final do qual o primeiro classificado na ordem de mérito recebe, além do prémio monetário, um Mercedes C200.

“Fui apresentado a um grupo de portugueses e sul-africanos chamados os Red Skins”, começou por explicar Rosado. “Comecei a jogar com eles às terças-feiras e falei-lhes sobre jogar e ganhar e IGT Tour. Abordei-os em relação a um possível patrocínio, eles pensaram nisso alguns dias e concordaram em apoiar-me no resto da época. Por isso, foi importante mais esta vitória. Quero que saibam que estão apostar no cavalo certo”.

No European Tour, o NH Collection Open, em Cádiz, Espanha, sofreu um atraso no arranque da primeira volta e outro quarteirense, Ricardo Santos, acabou por começar a jogar apenas às 17h, o que só lhe permitiu concluir 11 buracos – os restantes 7 foram concluídos na manhã seguinte. Ricardo Santos, 100.º na Race to Dubai do Europeu Tour 2013-2014, a ordem de mérito do principal circuito europeu, fazia parte do lote dos 40.ºs, com uma acima do par 72 no La Reserva de Sotogramde Club de Golf. Liderava com Jack Doherty com uma volta de 69.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com Valdemar Afonso e Público

Categorias:Desporto, Quarteira

PlanetAlgarve