ROOTS é um projecto de residência artística promovido pelo LAC – Laboratório de Actividades Criativas (www.lac.org.pt ), uma Associação Cultural sedeada na antiga cadeia de Lagos – Portugal.
A 3.ª edição do ROOTS leva-nos a São Tomé e Príncipe, numa parceria com a CACAU – Casa das Artes Criação Ambientes e Utopias (www.cacaucultural.com) com o objetivo de realizar uma residência artística que se iniciou a 14 de Março congregando artistas Portugueses e Santomenses e que culminou com a inauguração da exposição no dia 27 de Março pelas 17h30.
Este projeto pretende criar novas rotas e fluxos transculturais, através da reflexão da diversidade cultural dos países outrora colonizadores e colonizados, e questionar as suas influências na criação de uma miscigenação global e plural, questionando as raízes desse processo.
É esta dicotomia Rotas/ Raízes que o ROOTS pretende reflectir com uma visão contemporânea, sem descartar um olhar sobre o passado e sobre as raízes de cada país/ artista participante, tendo também os olhos no presente e no futuro através das rotas e cartografias que cada participante ou país organizador. Cada um destes intervenientes saberá a seu modo construir esta relação.
A primeira edição do ROOTS teve lugar em Novembro de 2011, em Lagos, organizada pelo LAC, e contou com a participação de artistas oriundos de Moçambique (Jorge Dias), Cabo Verde (Abraão Vicente), Brasil (Fefe Talavera), Inglaterra (Isabel Lima) e Portugal (A. Pedro Correia).
A segunda edição aconteceu em Maputo, Moçambique, em 2013, numa parceria com o MUVART e participaram os artistas Félix Mula, Lizette Chirrime e David Mbonzo de Moçambique; Aladino Jasse de Angola; Alejandro Rodriguez de Cuba; Jorge Pereira e A. Pedro Correia de Portugal.
A terceira edição acontece em S. Tomé e Principe numa parceria com a CACAU e a exposição poderá ser vista até 26 de Abril.
Nesta edição participam os artistas:
– A. Pedro Correia (Portugal)
– Adilson Castro (S. Tomé e Príncipe)
– Catita Dias (S. Tomé e Príncipe)
– Cesaltino Fernandes (S. Tomé e Príncipe)
– Dio Lima (S. Tomé e Príncipe)
– Edilson Chong (S. Tomé e Príncipe)
– Geane Castro (S. Tomé e Príncipe)
– Jorge Pereira (Portugal)
– Kwame Sousa (S. Tomé e Príncipe)
– NytLove (S. Tomé e Príncipe)
– Olavo Amado (S. Tomé e Prícipe)
– René Tavares (S. Tomé e Príncipe)
Este Projecto é apoiado pelo Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura e DGArtes – Direção Geral das Artes – Apoio à Internacionalização (2013-2014)
Para obter mais informação acerca do work in progress da residência consultar o link
Por: LAC





