AGENDA

“Feira do Folar” anima São Marcos da Serra | 18, 19 e 20 de abril

A “Feira do Folar” de São Marcos da Serra, edição de 2014, terá lugar nos próximos dias 18, 19 e 20 de abril. O certame realiza-se, como é habitual, no Largo da Igreja desta vila do Concelho de Silves.

cartaz

O evento abre no dia 18, pelas 11h00 e contará, durante a tarde, com a atuação de vários artistas: às 14h00 o Grupo Coral Alentejano – Associação Comunidades de Tunes; às 16h30 o Rancho Folclórico Infantil de S. Bartolomeu de Messines e pelas 17h15 o acordeonista Ricardo Alves. Pelas 15h30 haverá lugar a Celebrações Religiosas associadas ao tempo pascal, já que dia 18 é Sexta-feira Santa.

O certame encerra às 20h00, havendo, depois disso, pelas 21h00, o “Baile da Pinha”, com Rita Melo, na Sede da Sociedade de Recreio e Instrução.

No dia 19 a abertura e encerramento da feira serão, também, pelas 11h00 e pelas 20h00, respetivamente. A tarde contará com a animação da Orquestra Orff – Jardim-escola João de Deus (S. B. Messines), pelas 14h30, bem como com a atuação do Rancho Folclórico de Algoz às 16h30 e com o espetáculo do acordeonista Paulo Coelho, às 17h15.

No último dia, dia 20, a “Feira do Folar abrirá de novo pelas 11h00, encerrando mais cedo, às 19h00. O Grupo de Cantares da Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines (14h00), o Grupo Alma Serrana (16h30) e o acordeonista Mário Dias (17h15) serão os artistas convidados.

Pelas 15h30 decorrerão as celebrações religiosas próprias do Domingo de Páscoa.

S. Marcos da Serra, pelas suas características particulares é há muito local privilegiado de fabrico do pão, uma das suas produções mais tradicionais. É ainda conhecida pelo doce mais tradicional e importante da Páscoa: o “Folar”, razão que justifica esta feira, que vai já na sua XVI edição.

O “Folar da Páscoa” algarvio é doce e perfumado com canela e erva-doce, decorado com ovos inteiros e resulta de uma massa levedada com fermento de padeiro. Para Maria de Lourdes Modesto (reputada Chefe de Cozinha nacional) e Afonso Praça o «folar seria uma espécie de contraponto do pão ázimo que tem o peso teologal do sacrifício e da penitência».

Noutras épocas era o presente que os padrinhos e madrinhas davam aos seus afilhados.

A Feira do Folar, tendo como objetivo primordial a promoção do interior do concelho e da cultura popular local, designadamente da freguesia de S. Marcos da Serra, pretende veicular o saber fazer das gentes locais, das suas tradições, gastronomia e artesanato.

A Feira do Folar é organizada pelo Município de Silves, pela Junta de Freguesia de S. Marcos da Serra, Serrano Futebol Clube, Associação Humanitária de S. Marcos e caixa de Crédito Agrícola de S. Marcos da Serra.

Por: Município de Silves

Categorias:AGENDA, Silves

PlanetAlgarve