A Taça da Europa de Triatlo, que se disputará este sábado e domingo na cidade de Quarteira, foi esta sexta-feira apresentada em conferência de imprensa com toda a Seleção Nacional (40 atletas) presente no Dom José Beach Hotel.
- Seleção Nacional encheu a sala
- Hugo Nunes
- Kathleen Smet
- Fernando Feijão
Fernando Henriques Feijão, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, anunciou que “a primeira etapa do circuito europeu da União Europeia de Triatlo (ETU) tem mais 50% de participação relativamente à edição de 2013”.
O ano passado participaram um total de 171 atletas, este ano serão 263 os triatletas, entre Elite e Juniores, em prova no mar e nas ruas da cidade do concelho de Loulé.
No caso dos atletas de Elite, masculinos e femininos, irão competir não só pelos preciosos pontos que lhe darão a acesso às melhores provas mundiais, mas também por uma parcela dos 12,5 mil euros, a distribuir pelos dez primeiros classificados da prova.
Fernando Feijão considerou ainda que “Quarteira é um local único, o Algarve é fabuloso, os países do norte da Europa vão de certeza sentir o prazer do que é o Algarve em abril e nós devemos estar todos orgulhosos por termos toda esta gente a visitar-nos. A Câmara de Loulé e a Freguiesia de Quarteira merecem por terem apoiado imenso a federação e estamos agradecidos por este acolhimento e podemos já anunciar que para o próximo ano também iremos ter a Taça da Europa em Quarteira e para o futuro vamos ver se conseguimos mais alguma coisa para Quarteira ou para Loulé”.
Kathleen Smet, secretária-geral da ETU, elogiou a qualidade da prova algarvia, considerando-a “a mais bem organizada do mundo e espero que continue por muitos anos”, destacando “a grande importância que tem, por ser a primeira da época, para os atletas, que ambicionam, não só os elevados prémios monetários distribuídos ao longo das dez etapas da Taça da Europa, mas também prepararem-se para a qualificação olímpica”.
Esta será a edição mais participada de sempre, tendo em conta o elevado número de inscritos. A Prova Feminina encontra-se com a lista de participantes preenchida, situação invulgar em provas desta característica, sendo que Kathleen Smet disse mesmo que “tivemos que recusar muitas inscrições”.
Na vertente internacional, a prova contará com a presença de 290 atletas em representação de 29 países, enqunato que na etapa a contar para o Campeonato Nacional de Clube estarão em competição 320 atletas de 10 nacionalidades diferentes.
Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, responsável pelo pelouro do Desporto, destacou a candidatura do município a Cidade Europeia do Desporto 2015, afirmando que este evento constitui “uma montra para a cidade e evidencia que Quarteira tem características únicas e privilegiadas para a realização de estágios desportivos, além de ser um destino de excelência como palco de grandes eventos desportivos internacionais, nomeadamente nas áreas do Golfe (Portugal Masters), do Hispismo (Atlantic Tour), do Ciclismo (Volta ao Algarve em Bicicleta) e do Triatlo (Triatlo de Quarteira)”.
“Queremos que a freguesia de Quarteira seja, cada vez mais, um polo de atração de provas internacionais, já que reúne todas as coindições, nomeadamente os equipamentos desportivos, o clima e uma vasta oferta hoteleira”, disse ainda Hugo Nunes, sublinhando que a autarquia louletana pretende reforçar “a imagem da cidade de Quarteira e as capacidades que ela tem para a prática de competições desportivas de grande dimensão, de dimensão internacional”.
Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, regozijou-se “pela forma como a organização fala deste evento. É importante para nós sabermos que a prova tem crescido e que evolui. Quarteira tem condições únicas para a prova e é de todo o interesse da junta e da câmara promover o desporto e o triatlo”.
Tanto Hugo Nunes como Telmo Pinto agradeceram o apoio de João Luís Soares, diretor do Dom José Beach Hotel, importante parceiro da organização.
A organização da prova – Federação de Triatlo de Portugal, União Europeia de Triatlo, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira – ambiciona que esta seja a melhor edição de sempre. Nesse sentido, a Autarquia louletana manifestou o seu total empenho nesta realização, um trabalho que teve início em novembro de 2013, juntamente com a Federação, e que culmina nestes dois dias. Mas os objetivos passam também pelo próximo ano, uma vez que já estão garantidas as datas deste Triatlo, anunciadas em breve. “O objetivo para 2015 é cresceremos ainda mais”, reforçaram os responsáveis da prova.
Nesse sentido, na próxima edição, para além da vertente competitiva propriamente dita, estão previstas algumas atividades paralelas que darão uma nova dinâmica ao evento.
Já em 2016, o Triatlo de Quarteira poderá dar um passo em frente já que quando questionados pela Comunicação Social, a organização deixou no ar a hipótese de, num curto prazo, esta prova possa vir a integrar o calendário do Campeonato Europeu de Triatlo.
Refira-se que o programa desta edição arranca hoje, com a prova respeitante à Taça da Europa. Pelas 13h45 entra em prova a Elite Feminina e, pelas 16h30, é a vez da Elite Masculina.
Para domingo, está prevista a realização das componentes júnior e nacional deste XII Triatlo. A Taça da Europa de Juniores acontece a partir das 8h45, com a prova Júnior Feminina e, às 10h00, com a prova Júnior Masculina.
Pelas 11h30 tem início o Campeonato Nacional de Clubes, com as Elites Masculina e Feminina a entrarem em ação em simultâneo.
Arraiolos e Melanie esperam apoio do público e bons resultados
Miguel Arraiolos é o português mais cotado que este sábado à tarde vai nadar, pedalar e correr em Quarteira. O triatleta do Benfica é já uma presença assídua nesta prova do circuito europeu e, apesar de sentir “maior responsabilidade por competir em casa”, esta “é compensada pelas muitas pessoas que estão sempre na rua a apoiar-nos”.
Miguel Arraiolos veio recentemente de Auckland, na Nova Zelândia, da primeira etapa do Campeonato do Mundo, onde as coisas não lhe correram bem. “Espero conseguir uma boa prestação”, disse.
Melanie Santos já venceu a Taça da Europa de Quarteira ainda como atleta júnior, em 2012. Desta vez irá competir no escalão de Elite. Aliás, será a sua estreia internacional a competir ao mais alto nível. “Estou com muita vontade de competir. É a minha primeira prova de Elite internacional e ainda bem que é em Quarteira pois o apoio do público vai ajudar-me a perder a ansiedade e a dar-me força”, comentou na conferência de imprensa.
Presentes estiveram também dois dos favoritos a ganhar a prova de Elite, masculina e feminina. O francêsAurelien Raphael ganhou a prova em 2012 e foi segundo em 2013. Será que é desta vez que, pela primeira vez, um atleta vence duas vezes em Quarteira? O triatleta riu-se: “Não sei, mas espero fazer uma boa prova”.
Emmie Charayronm, ex-campeã europeia de triatlo, já fez dois pódios na Quarteira e recordou, em especial, o de 2010, em que terminou logo atrás de Vanessa Fernandes, que foi primeira classificada. “Adoro esta prova. O tempo, a organização, o público, tudo. Sinto-me bem para um bom resultado”, disse.
O selecionador nacional, Bruno Salvador, que chamou 40 atletas, entre Elite e Juniores, para a Taça da Europa, destacou “o espírito de grupo” que pretende dinamizar com tantos atletas portugueses na mesma competição internacional. “Temos cada vez mais atletas a entrar nos nossos projetos de apoio ao alto rendimento. Queremos criar uma boa dinâmica de grupo”, declarou.
Texto e Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve









